Homem adulto, pardo/negro, é o perfil da maioria das pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro Pop e Serviço Especializado em Abordagem Social nos últimos três anos, de 2019 a 2021. O levantamento foi divulgado pela prefeitura de Londrina, por meio da SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social).
O levantamento completo pode ser conferido no Portal da Prefeitura, na página da SMAS.
De acordo com os dados, observou-se que os homens continuam sendo os maiores atendidos por estes serviços, totalizando aproximadamente 81,38% das pessoas abordadas tanto em 2019 quanto em 2021. Com relação à raça, é possível identificar maior incidência da população declarada parda/negra seguida da população branca.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Sobre a maior incidência de pessoas abordadas em 2019 foi possível identificar que os adultos foram a população mais abordada. Este dado se repete em 2021, sendo que aproximadamente 80% das pessoas abordadas eram adultas.
O levantamento também aponta que houve um aumento expressivo de encaminhamentos do Centro Pop para acolhimento, saltando de 656 pessoas em 2019 para 1.002 em 2021.
Um dos dados mais expressivos consiste na conquista da vida independente, que passou de 68 pessoas em 2019 para 120 em 2021. Outro ponto muito positivo demonstra a quantidade de pessoas que passaram pelo serviço e retornaram para a família de origem.
O ano de 2020 foi o ano em que mais pessoas retornaram a famílias de origem, totalizando 134.
Centro Pop e Serviço Especializado em Abordagem Social
O Centro Pop (Serviço Especializado para pessoas em situação de rua), é um espaço público específico para atendimento das pessoas que usam a rua como espaço de moradia e sustento. Sua finalidade é assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.
O Serviço Especializado em Abordagem Social visa assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique nos diversos territórios a incidência de situações de risco pessoal e social por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de drogas dentre outras. Além de identificar, o Serviço de Abordagem trabalha com foco em ações que contribuem para a superação da situação de rua vivenciada pelos indivíduos.