Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Com abelhas sem ferrão

Prefeitura de Londrina inaugura Jardim de Água e Mel no Parque Arthur Thomas

Redação Bonde com N.Com
08 abr 2025 às 17:20

Compartilhar notícia

Camila Bughi / SEMA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta quarta-feira (9), a Prefeitura de Londrina e a Sanepar inauguraram o Jardim de Água e Mel dentro do Parque Arthur Thomas. O jardim é um projeto educativo da Sanepar, que incentiva a criação de abelhas nativas sem ferrão e promove a sustentabilidade.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Como o Parque Arthur Thomas está fechado para visitação devido às obras de revitalização, o novo jardim só poderá ser acessado pela população quando o parque for reaberto. O espaço poderá ser utilizado por escolas, como ferramenta de apoio ao conteúdo educacional ligado aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e dos cuidados com a água.

Leia mais:

Imagem de destaque
Flores, velas e orações

'Gratidão': uma visita às memórias no Dia das Mães no Cemitério São Pedro, em Londrina

Imagem de destaque
A partir deste sábado

Em Londrina, Secretaria de Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população

Imagem de destaque
Até 15 de julho

Festival Kinoarte de Cinema está com inscrições abertas em Londrina

Imagem de destaque
Previne tuberculose

Maternidade do HU de Londrina inicia vacinação da BCG em recém-nascidos


O Jardim de Água e Mel é um espaço de educação socioambiental instalados em cidades nas quais a Sanepar realiza obras de saneamento. Além da infraestrutura para receber visitantes, ele possui três colmeias de abelha sem ferrão Jataí, Mirim e Mandaçaia. O objetivo é aumentar progressivamente a população destas abelhas, que estão ameaçadas com o avanço da ocupação espacial humana e são fundamentais para a manutenção da biodiversidade, da segurança alimentar e do equilíbrio dos ecossistemas. Na jardinagem, há diversos tipos de plantas e flores, como mudas melíferas, frutíferas e Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), próprias para alimentação destas espécies de abelhas.

Publicidade


A assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, explicou que o jardim vai permitir trabalhar tanto com a temática das abelhas, que é extremamente importante, pois elas estão ameaçadas de extinção, quanto outros temas. “Neste projeto, trabalharemos não só com crianças, mas com pessoas de todas as idades. No parque nós recebemos a visita de crianças, adolescentes, idosos, em grupos de escolas, empresas e instituições. Agora o parque está em reforma, mas assim que ele reabrir esse projeto será algo a mais que nós teremos para trabalhar a educação ambiental”, ressaltou.


O Jardim de Água e Mel faz parte do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento em Londrina, realizado em parceria com a Prefeitura de Londrina. O programa trabalha educação socioambiental nos municípios onde a Sanepar executa obras de água ou esgoto.


Segundo a gestora do Programa e assistente social da Sanepar, Angela Pagani, as ações a serem realizadas são definidas de acordo com as características de cada município. “Em Londrina, estamos finalizando a primeira etapa deste projeto e fizemos abordagens de casa em casa, entrega de comunicados para informações sobre a obra e os benefícios da mesma, além de ações voltadas para a rede de serviços e oficinas de capacitação e geração de renda para moradores. Os jardins fazem parte do eixo educação ambiental e patrimonial e escolhemos colocar esse jardim no Arthur Thomas para contribuir com as visitas que o parque recebe, para educação ambiental, integrando o conteúdo já explanado pelos monitores”, explicou.


Leia também:

Imagem
Mesclando cultura e educação, Fazendinha da ExpoLondrina atrai milhares de visitantes
Com uma programação variada dividida em 22 stands, o local recebeu na 28ª Edição, em 2024, 200 mil pessoas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas