Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Prefeitura de Londrina não tem projeto para o Igapó

Da Redação - Folha de Londrina
28 mai 2001 às 20:49

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois do trabalho de esvaziamento do Lago Igapó 2, na região central de Londrina, ainda não existe projeto definido para sua recuperação. Até o momento, o que se sabe apenas é que, depois de recuperado, o Igapó 2 terá pista de cooper, área de lazer e ciclovia.

"A prefeitura sozinha não tem recursos para (realizar) o projeto nem para a recuperação", admitiu o presidente da Autarquia Municipal do Ambiente (AMA), Luiz Eduardo Cheida. De acordo com ele, a saída será buscar apoio com a iniciativa privada, através da formação do que está sendo chamado de Consórcio Ambiental para a Bacia do Ribeirão Cambé.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Hoje à tarde (28/05) foi feito o trabalho de retirada dos peixes que não conseguiram descer para o Lago Igapó I, realizado por técnicos da AMA, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Ibama. A expectativa era concluir o serviço ainda hoje, retirando do leito do rio pelo menos 400 quilos de tilápias, traíras, cascudos, pirambebas e lambaris. O trabalho atraiu a atenção de centenas de curiosos e deixou o trânsito lento no local. A fiscalização do Ibama alerta para que a população não consuma os peixes e não entre no lago.

Leia mais:

Imagem de destaque
Serão 14 bandas selecionadas

Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina

Imagem de destaque
Devem ser iniciadas às 8h

Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina

Imagem de destaque
Região sul

Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira (12)

Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção


O diretor da Secretaria de Obras do Município, Antonio Ursi, adiantou que provavelmente terá que ser feito o alargamento das comportas laterais da ponte sobre a Avenida Higienópolis para que toda a água do Igapó 2 seja retirada. Para ajudar no escoamento total da água, as comportas do Igapó I foram abertas no final da tarde e o nível do lago foi rebaixado em cerca de um metro. Um mergulhador do Corpo de Bombeiros realizou trabalho de vistoria nas comportas da barragem, verificando a presença de lixo que pudesse atrapalhar no escoamento. Até a tarde, o nível de água correspondia a 5% do total no lago 2.

Publicidade


O vertedouro que causou o problema de infiltração na ponte, segundo Ursi, deverá começar a ser quebrado dentro de uma semana. Em seu lugar, está prevista a construção de uma barragem em arco com escadas, que facilitaria o trabalho de procriação das espécies de peixes.


Segundo a AMA, os trabalhos de drenagem do lago devem começar assim que o seu leito fique seco por completo e não ofereça riscos à entrada das máquinas. O problema, conforme adiantou Cheida, é a quantidade de lodo no local que, em princípio, poderá ser reaproveitada nas margens.


O secretário de Obras, Luiz Carlos Bracarense, informou que a avenida Higienópolis não deverá ficar interrompida para o tráfego por longos períodos. O trabalho de recuperação da ponte deverá ser iniciado dentro de 15 dias. Até o momento, o secretário trabalha com a expectativa de concluir até dezembro a recuperação da ponte e a urbanização do Igapó.

*Leia mais em reportagem de Luciano Augusto na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta terça-feira


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo