A Prefeitura de Londrina divulgou na última sexta-feira no início da tarde os gabaritos das provas do concurso para professores e advogados. As respostas estão disponíveis na página da prefeitura na internet.
A divulgação do gabarito seria feita na segunda-feira (27). No entanto, com a antecipação do recesso do Dia do Servidor (28 de outubro) para segunda, quando a prefeitura não teve expediente, a Secretaria de Gestão Pública decidiu divulgar o gabarito antecipadamente.
Na quarta-feira, a partir das 14h, a prefeitura divulga a lista de advogados classificados na primeira etapa do concurso. O resultado da provas para o cargo de professor vai estar disponível na internet a partir das 14h desta sexta-feira (dia 31).
Leia mais:
Quinta-feira será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Cena musical em Londrina: idosos são destaques no palco e na plateia
1ª edição do Dia da Saul Elkind vai acontecer neste sábado
Londrina e Cambé recebem do Ministério Público selo de ‘Município Antirracista’
Todos os candidatos classificados terão de passar por prova de títulos, cujos critérios são análise da experiência profissional, cursos realizados na área, mestrado, especialização e outros. Esta etapa do concurso ainda não tem data definida.
Os 50 primeiros classificados na prova objetiva, realizada no dia 19 de outubro, para o cargo de advogado terão a prova dissertativa corrigida. Os que obtiverem classificação acima da 50º posição estão automaticamente eliminados. "Os candidatos que empatarem com o 50º colocado também serão convidados a fazer a prova de títulos", explicou Cleusa Martins Guilhem Catai, gerente de Provimento e Avaliação de Pessoal da secretaria.
No caso dos candidatos a professores de 5ª a 8ª séries, que prestaram prova com 32 questões, o critério para classificação é de acerto de 50% da prova que vale 80 pontos. Já os candidatos a professores de 1ª a 4ª séries realizaram quatro provas com total de 40 questões e devem obter, no mínimo, 50% de acerto em cada uma delas.
Ao todo, o concurso oferece 124 vagas. São 90 vagas para professores de 1ª a 4ª séries, três para professores de Educação Física de 1ª a 4ª séries e duas para advogados; já para professores de 5ª a 8ª séries, as vagas são distribuídas de acordo com a área do conhecimento: três para Geografia, duas para Inglês, seis para Matemática, quatro para Educação Artística, duas para Ciências, quatro para História e quatro para Português.
Segundo dados da Secretaria de Gestão Pública, o concurso recebeu inicialmente 8.812 inscrições, das quais 8.062 foram homologadas. No dia da prova (19 de outubro), 1.613 pessoas não compareceram, o equivalente a 20% das inscrições homologadas. Quase 700 candidatos a professores de 1ª a 4ª séries faltaram na prova (16% das inscrições pagas para esta área).
O maior índice de desistência foi de 37,16% para o cargo de professor de Educação Física de 5ª a 8ª séries. Para as vagas de advogados, a ausência foi de 33% no período da manhã (quando foi realizada a prova objetiva) e 37% à tarde (período de realização da prova dissertativa).