A Prefeitura de Londrina deu início aos trabalhos de georreferenciamento dos cemitérios municipais, nesta quarta-feira (10). O primeiro deles a receber a equipe técnica com os drones foi o Cemitério Municipal São Pedro, que é o mais antigo dentre os urbanos da cidade e está localizado na região central (Rua Alagoas, 825 ).
Durante o dia, os servidores colheram diversas imagens aéreas feitas com o drone. Elas serão utilizadas durante o processo de reconhecimento das coordenadas geográficas do local, em conjunto com as informações contidas nos mapas e em outras fotografias. Ao serem aplicadas aos mapas das quadras e dos jazigos, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) pretende identificar todas as sepulturas com as informações de busca com imagens.
Com a inovação será possível, futuramente, disponibilizar a consulta desses espaços no site da Prefeitura e até mesmo em um aplicativo para celular. "Começamos os trabalhos ontem, no São Pedro, que é um cemitério histórico em Londrina, mas pretendemos realizar isso em todos os municipais durante o ano. O georreferenciamento vai trazer mais acesso à informação para o cidadão, além de, por exemplo, facilitar a localização dos jazigos e quadras durante uma pesquisa”, explicou o superintendente da autarquia, Péricles Deliberador.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
Para isso, a ACESF conta com a ajuda dos profissionais da Gerência de Informações Geográficas de Londrina, ligada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), por meio do Sistema de Informação Geográfica de Londrina (SIGLON). Unindo esforços entre os órgãos da administração pública, a autarquia conseguirá gerar relatório de jazigos que ainda não possuem cadastro ou informação; avaliar aqueles que precisam de manutenção; controlar a execução das manutenções e reformas em todas as sepulturas e disponibilizar informação através dos mapas com imagens.
Além desses benefícios, o georreferenciamento também visa facilitar a gestão e controle dos cemitérios para a melhoria em cada um desses espaços públicos municipais, manter atualizado o sistema de busca de informações automatizadas da Prefeitura e em um futuro próximo disponibilizar um aplicativo de celular que ajudará os visitantes nas pesquisas pelo local exata do sepultamento.
SIGLON- SIGLON já vem sendo utilizado pela Prefeitura de Londrina em diversas áreas. Por meio de múltiplas ferramentas, os servidores das secretarias municipais e autarquias conseguem colocar novas informações, alimentando constantemente o sistema. Com a ajuda do mesmo, já foi possível aplicar procedimentos de atualização à Regularização Fundiária Urbana (REURB), ao Zoneamento Fácil, ao Estudo de Impacto de Vizinhança, aos procedimentos da SEMA e o inventário do patrimônio histórico-cultural do Município, entre outros.
No portal do SIGLON, o cidadão encontra informações sobre ruas, loteamentos, bairros, estradas, rios, entre outros, em diversos formatos. O público-alvo que mais utiliza o serviço são estudantes da graduação, pesquisadores de universidades, alunos de ensino médio, loteadores, profissionais de arquitetura, engenharia civil e a população como um todo.