O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, e o secretário de Saúde, Silvio Fernandes da Silva, lançaram nesta segunda-feira o programa Saúde Bucal, que irá realizar atendimento odontológico gratuito para adultos e crianças da rede pública de saúde.
O lançamento foi realizado às 10h30 na Unidade de Saúde Orlando Cestari, no conjunto União da Vitória (rua 19 de Abril, 95 – região sul).
Integrado ao Programa Saúde da Família (PSF), o Saúde Bucal vai atender inicialmente cerca de 50 mil pessoas cadastradas nas áreas de abrangência dos bairros União da Vitória (região sul), Aquiles Stenghel (norte), Panissa (oeste), Chefe Newton/Paraty (norte), Tókio (oeste), Eldorado (leste) e Vila Ricardo (leste).
Leia mais:
Jovens de Londrina e da região são destaques no cenário musical
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Com um investimento anual de R$ 350 mil, o serviço contará com atendimento de odontologia preventiva, curativa e reabilitadora.
O secretário de Saúde Silvio Fernandes da Silva explicou que os critérios para a escolha dos bairros consideraram principalmente a situação econômica e social da comunidade.
"Este programa vai beneficiar principalmente pessoas de baixa renda que não tem acesso aos serviços de um dentista", afirmou.
Fernandes ressaltou que, inicialmente, serão compostas oito equipes para atender nas sete unidades de saúde; dessas, quatro unidades não contavam com o serviço de odontologia.
"Teremos duas equipes na nova unidade do Chefe Newton/Paraty, que, a exemplo das unidades Eldorado e Vila Ricardo, não contavam com este tipo de atendimento."
Ainda de acordo com Fernandes, o novo serviço de odontologia representa um salto qualitativo para a saúde pública de Londrina.
"É um grande avanço, principalmente porque a comunidade atendida contará com o acompanhamento que será realizado pelas equipes do Programa Saúde da Família, que prioriza a prevenção de doenças." A área de abrangência do PSF é de 70% da população.
Odontologia em Londrina O atendimento odontológico nas unidades de saúde em Londrina foi criado há 33 anos, priorizando crianças de zero a 14 anos.
Atualmente o município conta com o serviço em 42 locais, sendo 38 em unidades de saúde – além do Caic da Zona Sul, Centro de Doenças Infecciosas (Cidi) para tratamento de pacientes com HIV/ Aids, Epesmel e Lar Anália Franco.
Nesses consultórios são realizadas mensalmente cerca de 10 mil consultas e aproximadamente 50 mil procedimentos odontológicos, sendo a maioria referente à área preventiva, como aplicação de flúor, seguida pelas restaurações e extrações.
Silvio Fernandes explicou serviço de saúde bucal vai atender toda a comunidade cadastrada no PSF, com prioridade para pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes, fumantes, dependentes químicos e portadores de necessidades especiais.
"Todas as pessoas que procurarem o serviço, cadastrados na área de abrangência da unidade, serão atendidas", reforçou o secretário.
Horários As equipes do programa Saúde Bucal das unidades de saúde dos conjuntos Tókio, Aquiles Stenghel e Panissa vão atender das 10h às 19h.
No conjunto União da Vitória o atendimento será das 12h às 21h. Nos jardins Eldorado e Vila Ricardo será das 8h às 18h e no conjunto Chefe Newton/Parati as equipes vão atender das 7h às 18h.