A administração municipal de Londrina quer fechar um pacto com as empresas de publicidade para reduzir a proliferação de outdoors e painéis pela cidade e diminuir a poluição visual. A proposta vai ser apresentada pelo presidente da Companhia Municipal Trânsito e Urbanismo de Londrina (CMTU), Wilson Sella, no 1º Seminário Municipal de Publicidade que foi aberto hoje (03/07) e prossegue nesta quarta-feira no Centro de Treinamento da Sercomtel.
"Conversamos com as principais empresas do setor e elas estão dispostas a colaborar. O excesso de publicidade é prejudicial inclusive para elas, que têm a visibilidade dos anúncios prejudicada", pondera Sella. A idéia é disciplinar o setor até que novos lotes de pontos de publicidade em áreas públicas sejam licitados, o que deve ocorrer em setembro. Técnicos estão mapeando e fotografando a cidade para saber exatamente quantos são os painéis e quais estão em terreno público. Pelas estimativas da CMTU, são 1,2 mil pontos, metade em área pública.
As 62 empresas do setor, respaldadas por uma liminar, não pagam as taxas de publicidade e de ocupação e uso do solo urbano. O departamento jurídico da CMTU ainda tenta cassar a liminar, obtida sob a alegação que a competência do recolhimento dos tributos é uma atribuição exclusiva do município e não da CMTU.
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* Leia mais em reportagem de Lúcio Flávio Moura na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quarta-feira