A professora Estela Okabayaski Fuzii, 80 anos, primeira nissei nascida em Londrina será homenageada pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadã Benemérita de Londrina, durante sessão solene marcada para amanhã (sexta-feira, 29), a partir das 20h, na sala das sessões do Legislativo. Estela Fuzii comemora este ano, meio século de atuação no magistério na área do ensino superior e dirige atualmente o Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A honraria à professora foi proposta pelo vereador Roberto Kanashiro (PSDB), apoiado por mais 15 vereadores da atual Legislatura.
Estela Okabayaski Fuzii nasceu em Londrina em 7 de maio de 1933. Concluiu o curso superior em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação em Filosofia da Educação pela mesma instituição. Depois de freqüentar cursos de aperfeiçoamento pela Universidade de Londres (Inglaterra), Universidade Federal do Rio de Janeiro e Ministério de Educação da Argentina, a professora Estela Fuzii ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina em 1963.
Co-fundadora da UEL em 1970, a professora Estela Fuzii ministrou a disciplina de Filosofia da Educação, ao mesmo tempo em que conduzia aulas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Na UEL, a partir de 1978, passou a ocupar inúmeras funções entre as quais a direção do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), além de envolver-se a partir de 1982 com os convênios de intercâmbio da instituição com o Japão.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Em 1995, a professora Estela Fuzii assumiu a direção do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa da UEL, função na qual permaneceu até aposentar-se em 2003. Logo em seguida foi convidada pela reitoria da universidade para retornar ao cargo, função que ocupa até os dias atuais. É supervisora do convênio com a Universidade Meio, Província de Okinawa (Japão) e também integra, desde 1988, a comissão das cidades co-irmãs Londrina e Nago.
Nas atividades externas à UEL, Estela Fuzii é diretora do Departamento de Informação e Apoio aos Dekasseguis e assessora do Departamento Internacional da Aliança Cultural Brasil-Japão. Com mais de uma centena pesquisas realizadas e palestras ministradas na área de Educação e Assuntos Japoneses no Brasil e no exterior, a professora Estela é autora de 18 publicações. Em reconhecimento a sua atuação junto à colônia japonesa, a Estela Fuzii recebeu em 2004, a Comenda do Tesouro Sagrado Raios do Sol, outorgada pela Casa Imperial do Japão.
O proponente da homenagem, vereador Roberto Kanashiro, explica que o título de Cidadã Benemérita de Londrina à Estela Okabayaski Fuzii faz justiça à sua atuação junto à comunidade japonesa e como professora de ensino superior em Londrina. "Além de pioneira, a professora Estela foi fundadora da Faculdade de Filosofia e co-fundadora da UEL. Seu empenho no fortalecimento do intercâmbio junto às universidades de Kobe, Hameji e Meio já trouxe milhares de estudantes do Japão para Brasil e vice-versa. É sem dúvida uma honra homenageá-la como uma verdadeira Cidadã Benemérita de Londrina", afirmou Kanashiro.