Londrina e Rolândia, na região metropolitana, recebem, nesta segunda-feira (9), a visita oficial da princesa Kako de Akishino, integrante da família imperial japonesa, em celebração aos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
Pela manhã, a princesa Kako visita o Museu Histórico da Imigração Japonesa, em Rolândia. O espaço é voltado à preservação da história e cultura da comunidade nipo-brasileira da região e já recebeu visita de outros membros da família real japonesa.
Leia mais:

Trabalhador rural de Londrina consegue aposentadoria

Projeto da barragem do Igapó 2 em Londrina deve ser entregue em agosto

Fim de semana em Londrina será de sol e temperatura máxima de 23ºC

Terminal Central de Londrina: entrada da rua João Cândido será fechada
Na sequência, ela será recebida pelo governador Ratinho Junior, que entregará uma homenagem do Governo do Estado para a princesa, na Aliança Cultural Brasil-Japão, em Londrina. Haverá o plantio simbólico de uma árvore no Jardim Japonês, seguido de um almoço com autoridades e comunidade nikkei e visita à Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel).
Pequena Tóquio
A influência na segunda maior cidade do Estado é grande. A Rua Sergipe, no Centro de Londrina, já foi chamada de 'Pequena Tóquio', justamente pelos comerciantes orientais a partir da década de 1930.
Tomi Nakagawa
A Praça Tomi Nakagawa, localizada na avenida Leste-Oeste, região central, é outro exemplo da influência do país asiático na cultura londrinense. A praça foi construída para homenagear os 100 anos da imigração japonesa no Brasil e inaugurada em 2008, com a presença do então príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, hoje imperador do país, como mostra reportagem da FOLHA na época.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina
Leia também:
