Enquanto as negociações entre governo e indústrias caminham lentamente na tentativa de padronizar as embalagens dos produtos que tiveram peso alterado, a Coodenadoria de Defesa do Consumidor de Londrina (Procon) faz um alerta para que o consumidor tenha atitudes mais firmes, boicotando os chamados 'maquiados' - produtos que tiveram redução no peso ou volume sem a equivalente alteração no preço. ''É preciso uma ação mais intensiva do consumidor'', orientou o coordenador do Procon, Tito Valle.
O papel higiênico é, hoje, o principal exemplo de produto maquiado no mercado. Segundo o diretor local da Associação Paranaense dos Supermercados (Apras), Ademar Vedoato, esse foi um dos poucos produtos que tiveram redução na metragem sem alteração no preço. ''Foi o grande escândalo'', afirma. O rolo de várias marcas passaram de 40 para 30 metros. Segundo Vedoato, o consumidor está mais atento e começou a boicotar o produto com metragem menor. ''Notamos uma leve redução nas vendas, embora não seja muito significativa'', comenta.
O problema, para o consumidor, é saber exatamente quais produtos estão, de fato, maquiado. Os supermercados fixaram cartazes nas gôndolas informando apenas os tipos de produtos que tiveram alteração no peso, mas não é especificado quais mantiveram os preços praticados anteriormente.
* Leia mais em reportagem de Benê Bianchi na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quinta-feira
O papel higiênico é, hoje, o principal exemplo de produto maquiado no mercado. Segundo o diretor local da Associação Paranaense dos Supermercados (Apras), Ademar Vedoato, esse foi um dos poucos produtos que tiveram redução na metragem sem alteração no preço. ''Foi o grande escândalo'', afirma. O rolo de várias marcas passaram de 40 para 30 metros. Segundo Vedoato, o consumidor está mais atento e começou a boicotar o produto com metragem menor. ''Notamos uma leve redução nas vendas, embora não seja muito significativa'', comenta.
O problema, para o consumidor, é saber exatamente quais produtos estão, de fato, maquiado. Os supermercados fixaram cartazes nas gôndolas informando apenas os tipos de produtos que tiveram alteração no peso, mas não é especificado quais mantiveram os preços praticados anteriormente.
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