A professora Silvana do Rocio Neves, da Escola Municipal Áurea Alvim Toffoli (região norte), está concorrendo ao prêmio estadual de melhor projeto de intervenção pedagógica do programa Rio Limpo, com o trabalho "Formando Pequenos Cidadãos em Defesa do Meio-Ambiente". A escolha do melhor trabalho será em Curitiba, na próxima segunda-feira. Durante três meses ela desenvolveu um trabalho com os 360 alunos da escola e em torno de 200 pessoas da comunidade do conjunto habitacional Eucaliptos.
"A idéia surgiu de uma matéria que eu li e levei para meus alunos da 4ª série, que falava sobre a escassez da água. Na semana seguinte, a degradação do Ribeirão Lindóia saiu no jornal, e os alunos produziram textos a respeito", disse a professora. O próximo passo foi envolver a comunidade do bairro. "Promovemos o ‘Dia do Vassourão’. As crianças haviam ido de casa em casa convidar as pessoas e saímos em mutirão, varrendo as ruas", disse.
O programa Rio Limpo reúne uma série de materiais, elaborados pelas secretarias estaduais de Meio-Ambiente e Recursos Hídricos e da Educação, para conscientizar educadores e alunos a respeito da preservação do meio-ambiente.