O projeto “Circo Livre” irá ofertar oficinas de práticas circenses gratuitamente para o público em geral a partir de 6 anos de idade. As oficinas serão ministradas pelos integrantes do grupo londrinense Hiber Circus - formado por jovens artistas, técnicos em artes circenses pelo Marista Escola Social Ir. Acácio e também por alunos da Escola de Circo de Londrina - e serão realizadas no Norte Cultural, espaço onde o grupo reside, localizado no bairro Luiz de Sá (Zona Norte)
O projeto prevê a formação de duas turmas de 20 participantes cada. As aulas de circo da turma infantil (6 a 12 anos) acontecerão às terças e quintas-feiras, das 17h45 às 18h45, e as aulas da turma de jovens e adultos (13+), acontecerão aos sábados das 10h às 12h. As oficinas de práticas circenses estão previstas para começar no dia 18 de fevereiro e seguem até dezembro de 2025. Inscrições poderão ser feitas no Norte Cultural, no horário das aulas de circo ou pelo formulário online, com link na bio @projetocircolivre - Instagram do projeto.
Segundo o coordenador pedagógico, Everton Bonfim, o acesso gratuito às oficinas de práticas circenses possibilitará a consciência e sensibilização dos participantes para fruição das artes, como também possibilitará a inclusão da linguagem circense na programação artística nos eventos da comunidade. Sobre a importância da descentralização de projetos culturais, Bonfim comenta: “O fato do projeto acontecer na zona norte de Londrina e de todos os integrantes do grupo morarem na região, fortalece a representatividade dos artistas periféricos e legitima um dos principais objetivos do projeto que é dar às pessoas das comunidades melhor qualidade de vida, oportunidade de conhecerem seus potenciais criativos e também de se reconhecerem enquanto artistas”.
Leia mais:

Fim de semana será de tempo chuvoso e frio em Londrina e região

Cohapar conclui entrega de 168 apartamentos na zona norte de Londrina

Perícia vai definir culpado por problema no piso do Moringão em Londrina

Bairro da zona norte de Londrina recebe o 1° “Dia da Beleza” neste domingo
Dentre as técnicas e modalidades circenses trabalhadas por meio das oficinas, estão: Acrobacias de solo, acrobacias aéreas, preparo físico, flexibilidade, contorção, malabares e equilíbrios, paradas, duos acrobáticos, pirâmides humanas, entre outras.
A partir do segundo semestre, cada turma iniciará a montagem de um número circense que será apresentado na "Feira da Praça" - evento gastronômico/cultural, organizado pela Associação de Moradores do Bairro Luiz de Sá, que acontece uma vez por mês, na praça ao lado do Norte Cultural. Tais apresentações também comporão a programação cultural da cidade e o Aniversário de Londrina.
Leia também:
