O Terminal Central de Londrina foi fechado pelas empresas de ônibus por volta das 18h20 desta quarta-feira (12). O fechamento foi motivado pelo protesto realizado contra o aumento no preço da passagem de ônibus, de R$ 2,30 para R$ 2,65.
Os manifestantes fizeram a concentração na Praça Rocha Pombo. Pelo menos cem pessoas participaram da mobilização. Cerca de 40 policiais militares acompanham toda a movimentação.
Os participantes do protesto seguiram para o Terminal Central por volta das 18h. Eles entregaram panfletos e conversaram com os usuários do transporte coletivo, do lado de fora do espaço.
Leia mais:
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Alguns gritaram palavras de ordem e atrasaram a saída de ônibus do local. Por conta do fluxo de coletivos complicado e da grande presença de pessoas, as empresas de ônibus decidiram fechar o Terminal. Nenhum ônibus entra ou sai do espaço pela avenida Leste-Oeste ou pela rua Benjamin Constant.
Os usuários de ônibus estão sendo orientados a esperar pelos coletivos em pontos localizados nas proximidades do terminal. As catracas foram liberadas.
A Polícia Militar interditou trecho da avenida Leste-Oeste por pelo menos 15 minutos. Os veículos que vieram da zona oeste da cidade foram impedidos de continuar a trafegar pela via. Os motoristas tiveram que subir ou pela rua Pernambuco ou pela rua Fernando de Noronha. O tráfego voltou a ser liberado por volta das 18h35.
A rua Professor João Cândido também teve o trânsito interrompido por alguns minutos. Os manifestantes deixaram o terminal por volta das 18h30 e seguiram pela via com o protesto. O grupo também passou pela rua Benjamin Constant e retornou à Praça Rocha Pombo, que continua a ser monitorada por policiais militares.
O protesto se dispersou por volta das 18h45.
Grupos alheios ao Movimento Passe Livre (MPL) divulgaram que vão realizar um novo protesto nesta quinta-feira (13), a partir das 14h. A informação ainda não foi confirmada.
Em nota enviada à imprensa na manhã desta quarta-feira, o MPL afirmou que não iria bloquear os acessos ao local, o que não aconteceu. Na nota, os manifestantes alegaram que a decisão de fechamento do terminal partiu dos responsáveis pela área durante os últimos protestos.
A Polícia Militar também realiza a distribuição de panfletos aos manifestantes com orientações de segurança.
(Atualizada às 18h49)