A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) reabre nesta quinta-feira (12) o sistema de agendamento para a emissão da carteira de trabalho. A fila de espera do procedimento que estava em torno de três meses foi zerada com a força tarefa realizada pela Secretaria e o sistema será reaberto em um novo formato para evitar o alto índice de evasão. O agendamento pode ser feito pelo site www.londrina.pr.gov.br/trabalho. O sistema adotado será semelhante ao do Ministério do Trabalho, que já registra sucesso no controle de evasão.
O calendário de agendamento será aberto diariamente pelo site, com vagas para o dia correspondente da semana seguinte, ou seja, quem fizer o agendamento na segunda-feira será atendido na próxima segunda-feira, e assim por diante. Os horários serão abertos sempre a partir das 12h, com a disponibilização de 70 vagas diárias. Uma vez atingido o limite de vagas do dia, o sistema de agendamento é reaberto às 12h do dia seguinte. Quem não tiver acesso à internet poderá utilizar os terminais de autoatendimento da SMTER para fazer seu agendamento.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, frisou que a medida era necessária. "Nós tivemos que implementar essa mudança no sistema. Nossa produtividade estava sendo muito prejudicada pelas faltas. Registramos cerca de 30% de faltas diárias. Talvez devido ao hiato de tempo entre o agendamento e o atendimento as pessoas acabavam ou esquecendo, ou indo fazer o procedimento em outro local. Esse novo sistema abrevia esse tempo. Em uma semana a pessoa é atendida e dentro de dez dias a carteira de trabalho já estará sendo disponibilizada para retirada no horário entre 11h e 16h30. Temos convicção de que a medida trará celeridade e resolverá o problema da evasão", disse.
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Carreri elogiou o desempenho dos servidores da Secretaria na força tarefa realizada no último mês. "Quando tomamos a decisão de suspender os agendamentos, sabíamos que precisávamos zerar a fila de espera para que a mudança do sistema fosse feita e que todos os que já tinham horário agendado não fossem prejudicados. Nossa equipe fez esse trabalho de forma extraordinária em um período de tempo mínimo, inclusive antecipando os atendimentos que estavam agendados. Sem o empenho dos nossos servidores não conseguiríamos reabrir o novo sistema em tão pouco tempo. Todo esse empenho proporcionou essa melhoria que trará benefícios ao trabalhador londrinense", comemorou.