A prefeitura de Londrina realiza na manhã desta quarta-feira (14) uma ação de reintegração de posse no Vale dos Tucanos, na região da rua Bélgica com a rua União Soviética, zona sul de Londrina. De acordo com informações da rádio Paiquerê AM, a operação cumpre uma decisão judicial de 1998.
Além dos oficiais de justiça que estão notificando as famílias, estão no local alguns secretários municipais e a Guarda Municipal. Segundo o secretário de Defesa Social, Jefferson Dias Chaves, um morador foi detido durante a operação. Ele tentou agredir um oficial de justiça com um banco e não quis cumprir a ordem para deixar o local. O morador foi encaminhado para a delegacia por guardas municipais.
A reintegração teve início em administrações anteriores. Segundo o presidente da Cohab, João Verçosa, que está no local, a negociação com as famílias acontece há mais de um ano. De acordo com ele, inicialmente havia 42 famílias no local, mas 12 saíram amigavelmente do Vale dos Tucanos e integraram o programa Minha Casa, Minha Vida. Hoje, essas famílias moram no jardim Columbia.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
De acordo Verçosa, outras 30 famílias ainda ocupam o Vale, que devem receber o apoio logístico da prefeitura durante a mudança. O secretário de governo Marco Citto, informou que 15 famílias ainda devem permanecer no local até que as casas do jardim Cristal, para onde elas serão transferidas, sejam concluídas. A imprensa foi impedida por guardas municipais de acompanhar a reintegração, segundo a prefeitura a medida foi tomada para a segurança da ação. (Com informações da Paiquerê AM)
(Atualizado às 12h03)