A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) presta contas em audiência pública nesta quarta-feira (12) a partir das 19 horas na Câmara de Vereadores de Londrina. O debate pretende reunir diretores da estatal e consumidores que há mais de quatro décadas usam os serviços de água e tratamento de esgoto oferecidos pela empresa. Organizada pela Comissão Especial de Saneamento do Legislativo, o evento contará com a presença do presidente da empresa Mounir Chaowiche e será uma oportunidade para que a população possa demonstrar o grau de satisfação com os serviços executados na cidade.
A concessão dos serviços à Sanepar foi feita em 1973 e vigorou pelo período de 30 anos, até 2003. Desde 2004 as atividades da empresa são mantidas em Londrina por meio de contratos precários."O debate com a população é agora ainda mais importante," avalia o presidente da Comissão de Saneamento do Legislativo, vereador Jamil Janene (PP), referindo-se à divulgação na última quinta-feira pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) da possibilidade de assinatura de um novo contrato com a Sanepar, novamente por 30 anos, sob novas condições que ofereçam vantagens efetivas ao Município. As outras opções seriam a licitação e a municipalização do serviços.
Satisfação com os serviços
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
"A Câmara ainda não analisou todos os caminhos possíveis, mas em qualquer situação é muito importante saber o que pensa a população sobre os atuais serviços de água e esgoto. A audiência vai oferecer esta possibilidade", disse Jamil Janene que divide o trabalho na Comissão de Saneamento com Vilson Bittencourt (PSL) e Gaúcho Tamarrado (PDT).
Já Bittencourt (PSL), relator do grupo, disse que é grande a expectativa em relação a audiência pública, uma vez que a empresa deverá apresentar um balanço das atividades de tantos anos na cidade, com muita transparência. " No dia a dia a gente não conhece tudo o que envolve a água em nossa torneira. Quero conhecer melhor esta realidade e saber o que pensam os usuários sobre os serviços da Sanepar, opiniões que poderão ser condicionantes de novos contratos", avalia Bittencourt.
Da mesma opinião também compartilha Gaúcho Tamarrado lembrando que esta é a primeira vez que a Sanepar realiza uma prestação de contas para toda a comunidade. "Isso é o mais importante. Em mais de 40 anos de serviços, é a primeira vez que a Sanepar, a convite da Câmara, toma esta atitude. Queremos saber o que eles têm pra falar e principalmente vamos ouvir a comunidade", disse o vereador.
Com início previsto para as 19 horas na sala de sessões do Legislativo, os interessados em participar da audiência serão recepcionados a partir das 18 horas. Durante o evento, inicialmente a equipe da Sanepar fará a prestação de contas dos serviços oferecidos à população e na sequência será aberto o período para pronunciamentos da comunidade. Todas as propostas e manifestações serão reunidas num relatório da Comissão Especial de Saneamento e deverão nortear as próximas ações dos parlamentares. A audiência será transmitida online por meio do site www.cml.pr.gov.br.