A Secretaria de Saúde de Londrina assina nesta terça-feira convênio com quatro entidades londrinenses que atendem crianças e adolescentes usuários de drogas. O convênio vai possibilitar o repasse de recursos para as instituições, permitindo a descentralização do atendimento na cidade.
A verba foi disponibilizada pelo Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp) e pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) para o tratamento de 150 crianças e adolescentes. Com o convênio, as instituições vão receber mensalmente R$ 100,00 para cada atendimento realizado. O dinheiro será usado na manutenção dos locais e para o custeio de profissionais da área da drogadição (que trabalham com usuários de drogas).
Londrina conta hoje com entidades religiosas que realizam a internação dos usuários de drogas. Mas, segundo Margarete Shimiti, diretora executiva da Secretaria da Saúde, a internação nem sempre é necessária. "Muitos casos exigem tratamento terapêutico, com atendimento psicológico e psiquiátrico", afirmou. Para isso, Londrina conta apenas com o Espaço Vida, que oferece terapia ocupacional e suporte psicológico, das 8h às 17h, no conjunto habitacional Eucaliptos (região leste). No ano passado, 87 adolescentes passaram pelo Espaço Vida. Já este ano, o número subiu para 110. A instituição também atende os familiares dos usuários.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
As instituições que vão receber o dinheiro estão espalhadas pela cidade. Na região leste, o atendimento será realizado pela Organização Não-Governamental Vir a Ser. Na região oeste, os trabalhos serão da Associação Londrinense de Saúde Mental. Já na região central, a responsabilidade pelo tratamento será Instituto Seminário Biblico de Londrina (ISBL). A Casa de Maria vai atender os usuários que não se enquadram nas áreas das outras instituições.