A SEMA (Secretaria Municipal do Ambiente), por meio da Gerência de Educação Ambiental, irá promover na segunda-feira (18), das 10h às 14h, um "Drive-Thru” com intuito de recolher materiais para a reciclagem. A iniciativa irá acontecer no estacionamento do Parque Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155) e vai celebrar o Dia Internacional da Reciclagem, comemorado anualmente em 17 de maio.
A finalidade da ação é coletar produtos que além de serem prejudiciais para o ecossistema, caso sejam descartados indevidamente, possam contribuir para a geração de riqueza e para a diminuição da pressão nos recursos ambientais. "Resolvemos fazer este Drive-Thru como forma de conscientização das pessoas. Muitos materiais que vamos recolher poderiam ir parar em aterros e calçadas, chegando a fundos de vale, o que colabora para a proliferação do mosquito da dengue. A intenção é diminuir um pouco esta pressão nos recursos ambientais e voltar os olhos para o Dia Internacional da Reciclagem. Não devemos ver o resíduo como lixo, e sim como um produto que pode gerar renda para outros setores”, disse a gerente de Educação Ambiental, Daniele da Costa.
Para o recolhimento de todo o material doado, a SEMA, juntamente com empresas coletoras parceiras, irá disponibilizar colaboradores que estarão devidamente equipados com máscaras e luvas.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Na ocasião serão recebidos, estritamente, os seguintes materiais: roupas em bom estado para a doação em bazares beneficentes, tecidos (exceto sintéticos), pilhas e baterias portáteis, óleo de cozinha usado, placas de raio-x e eletrônicos em geral. Qualquer tipo de item, que não faça parte desta lista, não será aceito pelos colaboradores.
É importante ressaltar que o Parque Arthur Thomas ainda encontra-se fechado para passeios devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Portanto, apenas o estacionamento do local será aberto aos visitantes. A SEMA pede que para a entrega dos materiais se encaminhe, ao local de doação, apenas uma pessoa por vez, a fim de evitar aglomerações no recinto.