Técnicos da secretária de Saúde e da Vigilância Sanitária de Londrina visitaram nesta sexta-feira alguns bairros da zona leste da cidade, região que concentra a maioria dos 65 casos confirmados de dengue neste mês de janeiro. O lixo acumulado nos quintais e ruas foi o principal problema constatado nos jardins Santa Fé, Monte Cristo, Marabá, Ideal, Recreio, Interlagos e Novo Amparo 2.
Até esta sexta à tarde haviam 431 casos suspeitos, sendo que 200 são de moradores da região do Marabá. ''A situação aponta para um surto concentrado na região leste'', afirma a gerente do setor de epidemiologia da secretaria de Saúde, Josemari de Arruda Campos. Ontem à tarde, o Laboratório Central do Estado (Lacen) descartou 33 suspeitos - nenhum deles da zona leste.
Está agendado para a próxima segunda-feira, pela manhã, uma reunião na secretaria de Saúde, com técnicos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e lideranças de bairros da zona leste para discutir ações emergenciais para aquela região. Segundo Josemari, a prefeitura deverá fazer arrastões para coleta do lixo que moradores acumulam em seus quintais. ''Nos preocupa a baixa conscientização das pessoas para a questão do lixo'', afirma Josemari. ''A dengue estourou naquela região devido à problemática social''.