A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) iniciou na tarde desta segunda-feira (27) a fiscalização das empresas de gesso em Londrina. A vistoria dos estabelecimentos começou pela zona norte da cidade, onde estão localizadas 20 das 60 empresas do setor, cadastradas na Secretaria de Fazenda.
Além do grande número de estabelecimentos que trabalham com gesso, o secretário do Ambiente, Gilmar Domingues, ressaltou que a fiscalização escolheu a zona norte por causa do Ribeirão Lindóia.
A Sema identificou vários pontos de poluição na bacia hidrográfica provocados pelos resíduos de gesso que são despejados a céu aberto. "Vamos visitar todos as empresas da região com registros fotográficos das áreas e verificar se os resíduos são colocados em áreas adequadas", adiantou. "Queremos atacar o problema na origem", acrescentou.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
Domingues lembrou que além da poluição visual, o gesso descartado de maneira inadequada pode assorear ribeirões e fundos de vales. "Na primeira chuva, o material desce para as áreas mais baixas", alerta.