A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) enviou uma notificação nesta segunda-feira (12) para Sanepar que deverá organizar uma equipe técnica com objetivo de monitorar a rede de esgoto nos lagos Igapó I, II, III e IV. Os resultados serão apresentados semanalmente.
Além disso, a equipe da Sanepar deve acompanhar a situação do sistema nos córregos Leme, Água Fresca, Colina Verde, Rubi, da Mata, Capivara e o Ribeirão Cambé. A fiscalização da Sema encontrou despejos irregulares em córregos que formam o Igapó na última semana.
"Estamos solicitando a contribuição da Sanepar para prevenir um desastre ambiental como mortandade de peixes, o que já ocorreu em Londrina. Com o apoio da empresa, a Sema também poderá fiscalizar postos de combustíveis e lava-rápidos e outros estabelecimentos que usam um grande volume de água e podem colaborar com a poluição dos lagos", explicou o secretário do Ambiente, Gilmar Domingues.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Ele informou que o monitoramento também deverá ser realizado no Lago Norte e Cabrinha, na zona norte de Londrina. "A Sema recebeu denúncias de esgoto inatura na região e vamos realizar uma varredura no local na próxima semana", adiantou.
O secretário disse que a Sanepar deve receber a notificação nesta terça-feira (13), mas já afirmou que acredita no apoio e colaboração da empresa.