A Semana da Paz - que começa nesta segunda-feira (19) e será realizada até o dia 25 - entra em sua quinta edição chamando a atenção da população para o desenvolvimento de uma cultura da paz. A organização do evento é da Prefeitura de Londrina em parceria com a organização não-governamental (ong) Londrina Pazeando.
A programação inclui caminhadas com escolas, apresentações culturais no Teatro Ouro Verde e noite de autógrafos do livro "Londrina Pazeando 2005 A paz é a gente que faz" com textos e desenhos feitos por alunos de 1ª a 8ª série. Haverá também programação especial na Biblioteca Pública Municipal que vai apresentar filmes sobre heróis pacifistas que fizeram história, como Mahatma Ghandi, Martin Luther King, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier, Rui Barbosa, Dalai Lama, entre outros.
O encerramento, no dia 25, Dia Municipal da Paz, será com a 4ª Caminhada pela Paz, a partir das 16 horas. A caminhada terá início na rotatória da avenida Santos Dumont com a avenida Juscelino Kubitscheck e segue até a praça Nishinomyia, em frente ao aeroporto.
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Brasil lidera mortes por arma de fogo
O Brasil teve uma boa surpresa em relação aos números de mortes por arma de fogo. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revela que o índice de morte por armas de fogo caiu no País depois de 13 anos. Em 2004, foram registadas 36.091 vítimas fatais, 3.234 a menos do que o notificado no ano anterior, 2003.
Porém, conforme dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Brasil ainda é o país onde mais se mata com arma de fogo no mundo; nove em cada 10 homicídios são praticados com armas de fogo e quem tem arma em casa tem quase três vezes mais chances de morrer em um assalto do que os que estão desarmados.
Informações da Prefeitura de Londrina e Agência Estado