Pesquisar

Canais

Serviços

- Anderson Coelho/25-04-2016/Arquivo Folha
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Confira a previsão

Setembro fecha com chuvas abaixo da média em Londrina

Daniel Muniz - Estagiário*
30 set 2019 às 09:55
Continua depois da publicidade

O mês de setembro chega ao seu último dia nesta segunda-feira (30) e se despede com menos da metade da precipitação acumulada esperada em Londrina. A média histórica para setembro é de 116 mm (milímetros), mas, neste ano, choveu apenas 53 mm, segundo Angela Beatriz Costa, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

As temperaturas médias em Londrina ficaram aproximadamente 3°C acima dos registros históricos. A temperatura média de setembro de 2019 ficou em 23°C, com a mínima média de 17°C e a máxima de 29,5°C. As médias históricas para Londrina são 20°C, 14.6°C e 26.8°C respectivamente.

Continua depois da publicidade


"Tivemos um baixo índice de umidade relativa do ar, pouca chuva, um bloqueio atmosférico com uma massa de ar seco e quente que contribuíram para essa temperaturas mais elevadas do que o esperado", afirma a agrometeorologista.


Nesta segunda, o tempo deve permanecer estável e com temperaturas em elevação. A mínima registrada foi de 16.5°C e a máxima deve chegar até 33°C. Os termômetros devem registrar temperaturas máximas acima dos 30°C em todos os dias desta semana.


O clima seco deve prevalecer na região de Londrina. A umidade relativa do ar ficou em 49% na manhã desta segunda. No domingo, este índice caiu até 27% durante o período da tarde.

Continua depois da publicidade


A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a umidade do ar fique acima dos 60% para que a saúde humana não seja prejudicada.


Outubro
O décimo mês de 2019 começa na terça-feira (1º) e a expectativa é que sejam registradas mais chuvas em Londrina.


"Os primeiros dias de outubro devem manter essa condição de estabilidade, mas a partir do dia 10 esperamos ter chuvas mais regulares", explica Angela.


A temperatura média histórica de outubro em Londrina é de 22°C e a precipitação acumulada média é de 154 mm.

(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade