Com a presença confirmada de representantes do governo da Arábia Saudita, das comunidades árabe e muçulmana e sheiks de vários estados brasileiros, a Câmara de Vereadores e Londrina realiza nesta sexta-feira (22/11), a partir das 20 horas, solenidade para entrega do título de Cidadão Honorário de Londrina ao Sheik Ahmad Saleh Mahairi, 72 anos, fundador da Mesquita Rei Faiçal e maior autoridade para assuntos islâmicos no país. A iniciativa para a concessão da honraria partiu do presidente da Câmara, vereador Professor Rony Alves (PTB), foi subscrita por mais oito vereadores e sancionada por meio da lei n° 11.825, em abril deste ano.
O Sheik Ahmad Saleh Mahairi é o segundo sheik designado para a América Latina, responsável também pela fundação da segunda mesquita no Brasil, instalada em Londrina, a Mesquita Rei Faiçal. Há mais de 20 anos é supervisor para assuntos islâmicos no país, sendo ainda o idealizador do Cemitério Islâmico da cidade além de professor de língua árabe na Universidade Estadual de Londrina (UEL) por mais de 18 anos. É doutor em Alcorão, jornalista com formação na Síria e autor de treze livros, sendo 12 religiosos e um de gramática árabe.
Ação missionária - Foi na cidade de Damasco, capital da Síria, onde nasceu em 7 de fevereiro de 1941, que o Sheik Ahmad Saleh Mahairi concluiu o segundo grau e iniciou o curso de Direito. Com uma bolsa de estudos do governo da Arábia Saudita, transferiu-se para a Universidade Islâmica de Medina e, em 1967, conquistou o diploma de Sheik e divulgador Islâmico. Um ano depois, em 1968 o Sheik Ahmad Mahairi foi enviado pelo Ministério Religioso da Arábia Saudita para o continente africano, com a missão de divulgar o Islamismo para as tribos muçulmanas.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Na cidade de Freetown, capital da República da Serra Leoa, estudou literatura inglesa e escreveu o seu primeiro livro (em inglês) destinado ao ensino do islamismo. Naquele país fundou treze escolas de primeiro grau para o ensino da língua árabe e do Islamismo entre as tribos locais; construiu uma escola de segundo grau e conseguiu bolsas de estudo para que os alunos pudessem estudar no Egito e na Arábia Saudita.
Em 1970 o Sheik Ahmad Mahairi casou-se com a síria Ghada Khanati e três anos depois chegou a Londrina, onde reside há quatro décadas. Enviado pelo Rei Faiçal como primeiro representante religioso do governo saudita no Brasil, sua missão primordial foi concluir a construção da Mesquita Rei Faiçal, na vila Siam (zona Leste), inaugurada oficialmente em 1975. Três anos mais tarde, em 1978, o Sheik Mahairi publicou o seu segundo livro intitulado O Caminho para Islamismo, primeira obra em língua portuguesa que explica a religião Islâmica, sendo distribuída em cidades brasileiras e países de língua portuguesa.
Liderança nacional - Com grande dedicação ao islamismo, o Sheik Mahairi participou da inauguração de todas as mesquitas construídas no Brasil, sendo ainda um dos fundadores da Liga da Literatura Árabe, criada também em 1973, entidade que reúne professores e poetas árabes, muçulmanos e cristãos. Mantendo estreitos laços de amizade com lideranças da igreja católica no Brasil, o Sheik Mahairi já participou de vários eventos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e no ano passado, a convite do Arcebispo de Londrina Dom Orlando Brandes, foi o preletor de uma palestra sobre a Virgem Maria na Crença Islâmica, dirigida a padres da Arquidiocese da cidade.
Paralelamente às atividades religiosas desenvolvidas ao lado do Sheik Yamani Nourmade na Mesquita Rei Faiçal, o Sheik Mahairi integra o Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA) da UEL com participação ativa em eventos culturais, folclóricos e religiosos. A sua última publicação com o título Aprenda a ler e a escrever árabe gramaticalmente sem mestre, a exemplo das obras religiosas, é considerado um dos mais importantes livros para a comunidade árabe e muçulmana.
Para o vereador Professor Rony Alves, proponente da homenagem, a entrega do título de Cidadão Honorário de Londrina ao Sheik Mahairi significa o reconhecimento oficial do município de Londrina ao exemplo de respeito à diversidade religiosa praticada pelo homenageado como também pela sua contribuição cultural e educacional à população da cidade e do país. "É uma mente privilegiada e ao mesmo tempo simples, que como líder maior, representa a inestimável participação da comunidade árabe e muçulmana no desenvolvimento da cidade", concluiu o vereador.