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Sine retoma atendimento presencial apenas para o seguro desemprego

N.Com
24 abr 2020 às 17:10
- Arquivo/N.com
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A SMTER (Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda), administradora do Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Londrina, atenderá exclusivamente os trabalhadores que precisam fazer a habilitação do seguro desemprego a partir da próxima semana. Na segunda-feira (27), o sistema de agendamento será reaberto e os servidores estarão trabalhando internamente na organização do espaço físico da agência. Na terça-feira (28), o atendimento presencial será retomado, das 8h às 14h, para as pessoas que tiverem o agendamento previamente realizado.

A agenda do seguro é aberta ao meio dia no site da Secretaria, www.londrina.pr.gov.br/sine. O sistema fica disponível enquanto houver vaga e é reaberto novamente ao meio dia do dia seguinte. O serviço de consulta e encaminhamento para as vagas de emprego continuam por meio da internet. Por enquanto, não será realizada a intermediação de mão de obra presencialmente.

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Algumas medidas foram implementadas para garantir a volta ao atendimento com segurança. Só poderão entrar na agência os trabalhadores com o protocolo de agendamento, que é o documento gerado automaticamente pelo site da Prefeitura após a confirmação do agendamento. O documento deve estar impresso ou disponível para averiguação na tela do celular. Será permitida a entrada somente dentro do limite de quinze minutos de antecedência ao horário marcado, ou seja, quem agendou o atendimento às 11h, poderá entrar na Secretaria a partir das 10h45.

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Com o objetivo de evitar as aglomerações na segunda-feira foram tomadas algumas medidas, como: espaçar devidamente os guichês de atendimento; fixar cartazes de orientação; distribuir as cadeiras da praça respeitando a indicação de distanciamento mínimo; limpeza e desinfecção das superfícies; entre outros. A máscara será obrigatória para público e servidores.

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O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, explicou a decisão. "Nós temos todos os nossos serviços online. Ao longo desse período de isolamento mantivemos servidores de plantão e detectamos que 90% dos contatos eram sobre dificuldades no procedimento do seguro desemprego web. Alguns trabalhadores relataram a falta de familiaridade com procedimentos online, mas muitos tiveram notificações de que precisariam comparecer ao posto para confirmar as informações. Diante disso, intensificamos nosso plantão nas últimas semanas e fomos dando prosseguimento nos processos notificados de acordo com o que o ministério da Economia permite. Mas como a demanda é muito alta, entendemos que o momento é de retomar prioritariamente o atendimento do seguro desemprego. Diminuindo essa demanda, gradativamente retomaremos todos os nossos serviços”, garantiu.


Carrei orientou que os trabalhadores façam a leitura completa das informações sobre o seguro disponibilizadas no site do Sine. "Pedimos que todos leiam com atenção, no nosso site, qual é a documentação exigida e que imprimam ou façam o download dos protocolos de agendamento em seus celulares, pois, em caso de a documentação não estar completa, não conseguiremos fazer o atendimento. Vamos fazer um grande mutirão para atender todos com a maior urgência, pois sabemos que o benefício pode ser a única fonte de renda de muitas famílias nesse período. Com toda equipe trabalhando exclusivamente com seguro, vamos conseguir abrir mais horários de agendamento e estamos confiantes em suprir essa demanda o mais breve possível”, declarou.

O secretário pediu ainda que todos respeitem as recomendações para que o serviço possa ser retomado com tranquilidade. "É importante reforçar que vamos atender apenas o seguro desemprego neste momento. E vamos atender de acordo com o sistema de agendamento. Quem for ao posto sem horário agendado será impedido de entrar. É uma medida que precisa ser tomada para garantir a segurança de todos. Será imprescindível o uso de máscaras. Somente dessa forma vamos conseguir atender as pessoas sem colocar cada trabalhador e suas famílias em risco. Então, esperamos que todos façam a sua parte, sigam as recomendações e compreendam que as medidas foram tomadas para o bem de todos”, concluiu.


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