A umidade relativa do ar chegou a 14% nesta terça-feira (3) em Londrina, de acordo com informações do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). A porcentagem é considerada crítica, já que, para estar em um patamar considerado aceitável, deve ficar acima de 60%.
O órgão também ressalta que a umidade diminuiu gradativamente com o passar dos dias. Na segunda-feira (2), o número alcançou 24%, o dobro do registrado nesta terça.
A expectativa é que o ar volte a ficar mais úmido a partir da próxima sexta-feira (6), quando uma chuva de 10 mm deve subir os níveis para 60%, porcentagem mínima de umidade considerada saudável.
Leia mais:
Transporte gratuito em Londrina facilita a vida do eleitorado neste domingo
Caminhão derruba garrafas perto das obras do viaduto da PUC em Londrina
The Golden Livers e Os Céticos promovem show underground nesta sexta-feira em Londrina
Colisão lateral entre carro e caminhonete deixa cinco feridos em Londrina
A situação se encontra crítica, de acordo com o Simepar, pelo fato de uma massa de ar quente estar sobre a região sul do Brasil. O fenômeno, em combinação com as queimadas em vários pontos do território nacional, contribuiu para a intensificação e agravamento da situação.
Nos últimas dias, os termômetros passaram dos 37ºC nos municípios da região norte do Paraná. Sexta-feira, as altas temperaturas devem dar uma "pequena trégua" em Londrina devido à chuva, marcando máximas de 26ºC, mas, no sábado (7), o calor tem previsão de voltar, elevando as máximas da próxima semana, que devem atingir novamente os 35ºC.
Leia também: