Uma máquina com bomba de sucção foi usada hoje (13/06) para fazer um teste no Lago Igapó 2, região central de Londrina. O equipamento, montado sobre um trator, é dos irmãos Luís e Nicolas Seco, de Cambé (13 quilômetros a oeste de Londrina), que realizaram o teste gratuitamente para a prefeitura. Além da água, a máquina suga a lama e detritos de pequeno e médio portes. Uma mangueira de seis polegadas é utilizada para o trabalho de sucção, puxando a sujeira para as margens do lago.
Segundo o secretário de Obras, Luis Carlos Bracarense, se o teste tiver resultado positivo a prefeitura vai licitar o serviço. O secretário não tem previsão de quanto tempo deve durar o trabalho de dragagem, mas garantiu que existe um projeto para desassorear o lago. Ele explicou que a sucção é apenas uma parte das "metodologias" que serão empregadas na limpeza do Igapó 2.
Conforme Bracarense, de imediato a bomba de sucção vai tirar a lama das margens. Após essa fase, uma escavadeira do tipo "pantaneira" abrirá um canal por onde a água restante deverá escorrer. Também serão usados drenos para escoar a água direto para o canal. A lama que restar na parte do meio do lago deve ser retirada com uma draga sobre balsa, que vai facilitar o acesso ao local.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
* Leia mais em reportagem de Maranúbia Barbosa na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quarta-feira