Pescoço, ombro, cotovelos e punhos são os principais pontos das doenças ocupacionais de profissionais que trabalham com odontologia em Londrina. Esta é a constatação preliminar de uma pesquisa realizada pela enfermeira Rosane Milani e a dentista Renata Szenczuk, da Diretoria de Gestão e Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Gestão Pública.
As profissionais explicaram que foram aplicados 141 questionários para auxiliares de odontologia e técnicos de higiene dental de 40 clínicas das unidades básicas de saúde. Os resultados da pesquisa ainda estão sendo tabulados pelas coordenadoras do trabalho.
Rosane Milani explicou que o objetivo da pesquisa foi detectar se os profissionais tinham problemas de saúde decorrentes da profissão. "Com a pesquisa percebemos quais os problemas e temos a necessidade de atuar de forma mais preventiva. A maioria dos profissionais trabalha somente num local e isso comprova que os problemas são decorrentes do exercício profissional."
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
A enfermeira afirmou que os problemas quando não tratados podem ocasionar estresse, irritabilidade e redução do rendimento durante o trabalho. "Se o profissional não está bem, pode não conseguir atender a demanda existente", disse Rosane.
Ela informou que a diretoria de Gestão e Saúde Ocupacional pretende implantar um programa de prevenção da Dort (Doença Ostiomuscular Relacionada ao Trabalho). "Vamos começar com um trabalho de sensibilização sobre os problemas por meio de palestras", disse Rosane Milani.
Para isso, a diretoria está iniciando o trabalho de sensibilização dos profissionais da odontologia na programação do Mês do Servidor e da Servidora. Amanhã (dia 21), na Associação Odontológica, na rua Rolândia, 295 (região central), serão realizadas quatro palestras. A primeira, com o tema "Princípios de Racionalização do Trabalho e de Ergonomia aplicada à Odontologia", será realizada às 8h, com a cirurgiã dentista Lizete Leitão de Souza.
Na seqüência, ela fala sobre "Equipamentos Odontológicos: posturas e posições de trabalho". A partir das 14h, o ortopedista Alexandre Cavalcanti Martha e a fisioterapeuta Andrea Elaine Fontana falam sobre Patologias do Ombro. Em seguida, a fisioterapeuta Silvana Salla Krush aborda a "Conscientização da Importância da Ginástica Laboral na Odondologia".