Além de transportar chuva para Londrina nesta segunda-feira (28), a esperada frente fria traz consigo uma massa polar que chama os olhares da meteorologia local. As mínimas, que foram de 12,6ºC nesta segunda (28), decaem até os 3ºC na terça-feira (29). O frio intenso será o cartão de boas-vindas para julho, e apenas 1ºC deve ser registrado na quarta (1º). A previsão é do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).
Para a agrometeorologista Angela Costa, as geadas promovidas pelo fenômeno já eram óbvias em regiões paranaenses com grande altitude, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais. A novidade é que elas podem surgir também no Norte e Noroeste do estado, incluindo Londrina, que são localidades protegidas do vento intenso.
A pesquisadora monitora as condições climáticas para as lavouras, sobretudo o cultivo cafeeiro. O serviço Alerta Geada, organizado pelo IDR em parceria com o Simepar, será acionado para os agricultores locais. Ela sugere que cafés recém plantados em até dois anos recebam proteção.
Leia mais:
Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Uma das medidas é que as mudas sejam enterradas para não entrarem em contato com as camadas de cristal.
Nesta segunda (28), o frio intenso ainda não virá. Veja a previsão atual.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.