Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cerimônia

UEL devolve documentos levados do DCE durante ditadura

Giovanni Porfírio - Estagiário*
22 nov 2018 às 11:03

Compartilhar notícia

- Gustavo Carneiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Na sexta-feira (23), um evento histórico na UEL (Universidade Estadual de Londrina) marca a devolução de documentos levados do DCE (Diretório Central dos Estudantes) pela reitoria da instituição nos anos 1980, durante o período da ditadura militar. Serão restituídas atas de reuniões foram feitas à época, deliberações de reuniões, prospectos e panfletos. A cerimônia de entrega dos documentos ao DCE tem início às 9h, no NDPH (Núcleo de Pesquisa e Documentação Histórica), do CLCH (Centro de Letras e Ciências Humanas).

O DCE ficou conhecido por ser um instrumento de resistência dos estudantes da universidade contra a reitoria e a Assessoria Especial de Segurança e Informações (AESI), uma agência de segurança interna cujos os membros tiveram acesso ao DCE na época. Na ocasião, uma parede do local foi derrubada. Uma impressora que rodava o Jornal Poeira, publicação dos alunos de Comunicação Social, também foi quebrada na ação de repressão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o professor do departamento de História e diretor do NDPH, Marco Soares, a devolução dos documentos é uma uma "correção histórica" em relação à comunidade acadêmica. "As ações e decisões da comunidade científica devem ser respeitadas. Naquele momento, a tônica era justamente a falta de respeito às liberdades individuais. Então, o retorno destes documentos representa justamente a luta contra esse tipo de ação, de cerceamento da liberdade e de manifestação", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aproveite o 13º com cuidado

Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina

Imagem de destaque
1º Hackathon Smart Cities

20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte

Imagem de destaque
Operação Black Friday

Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina


A universidade vai devolver os documentos para a organização estudantil, que por sua vez vai doar pro NDPH. "O núcleo já tem toda a história do movimento estudantil, menos estes documentos que haviam sido retirados à força pela AESI", diz Soares. A restituição dos documentos históricos é resultado das atividades da Comissão da Verdade da UEL, do NDPH e do Sauel (Sistema de Arquivos da UEL).

(Sob supervisão do repórter Luís Fernando Wiltemburg)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo