O aniversário de 10 anos do convênio de intercâmbio de estudantes entre a Universidade Meio e a UEL foi comemorado na manhã desta segunda-feira (12) com uma cerimônia que contou com a presença do vice-reitor e chanceler da Universidade Meio, da cidade de Nago, na ilha de Okinawa, Japão.
O vice-reitor Tetsu Kohama chefia uma delegação de 30 pessoas, quase todas alunos, que está percorrendo as instituições da América do Sul com as quais a Universidade Meio mantém intercâmbio. Do Brasil, o grupo vai para a Argentina e de lá regressa ao Japão. Sua permanência em Londrina durou quatro dias.
A cerimônia foi realizada no prédio recém-terminado, mas ainda não mobiliado, onde vai funcionar o Núcleo de Estudos de Cultura Japonesa da UEL, em frente ao Centro de Ciências Exatas, no Campus. O edifício, de 170 metros quadrados, foi construído com verba da Prefeitura de Nagô, que é cidade coirmã de Londrina. Sua inauguração está prevista para fevereiro do próximo ano, com a presença do prefeito de Nagô, Tateo Kishimoto.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Graças ao convênio, 39 estudantes japoneses fizeram estágios de um ano na UEL, conhecendo a cultura brasileira, ao passo que 13 alunos da UEL ficaram um ano na Universidade Meio. Os nossos alunos receberam bolsas do Ministério da Educação do Japão.
No entanto, o número de alunos japoneses que fizeram visitas curtas à UEL foi muito maior - quase 600 ao longo desses 10 anos.
Fonte: Notícia Digital/UEL