Em reunião do CA (Conselho de Administração) realizada nesta quarta-feira (18), a UEL (Universidade Estadual de Londrina) definiu pela manutenção do preço público da inscrição do Vestibular 2026, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, com inscrições abertas no dia 1º de julho.
Para esta edição, o valor continua em R$ 181,00, o mesmo praticado na edição anterior. A Resolução do CA, com todas as especificações, será publicada nas próximas semanas no site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) e no site do Vestibular UEL.
A decisão avaliou o contexto econômico e o investimento necessário para realização do vstibular, desde a elaboração até a aplicação das provas. Para basear a deliberação do Conselho, foram apresentados dados referentes à última edição do Vestibular, realizado no ano de 2024 e estimativas projetadas para o Vestibular 2026. O CA votou por um valor de inscrição que acompanha a média adotada por IES (Instituições de Ensino Superior) do Paraná e de outros estados.
Leia mais:

Dia de Campo levará conhecimento prático aos produtores rurais de Sabáudia

Gabarito da primeira fase do concurso dos bombeiros já está disponível

CMTU abre prazo para renovação de autorização de vans escolares em Londrina

Londrina sente desfalques e empata com Guarani no VGD
Segundo a reitora da UEL, Marta Favaro, a decisão dos conselheiros por manter o preço público de inscrição do Vestibular é mais um dos esforços da Universidade para não ampliar as barreiras financeiras para o acesso ao ensino superior. “Sabemos que, a cada ano, o custo de manter um processo seletivo do porte do vestibular da UEL aumenta. Avaliamos as diversas implicações e, mesmo assim, a decisão é de manter o valor da inscrição. Essa é uma escolha que reflete nosso compromisso com a inclusão e com a democratização do acesso à universidade pública”.
Isenção
Os candidatos ainda podem solicitar a isenção do valor de inscrição do Vestibular UEL 2026 até o dia 26 de junho, por meio do processo de Análise Socioeconômica realizado pelo Sebec (Serviço de Bem-estar à Comunidade). Todas as informações e critérios de solicitação estão disponíveis na página do Vestibular UEL.
O benefício é direcionado para candidatos que frequentaram ensino fundamental e médio completos em escola pública ou em escola particular, com bolsa integral, e que possuem renda per capita menor que dois salários-mínimos.
Nesta modalidade, é concedida isenção total ou parcial do preço público do processo seletivo, possibilitando que os candidatos contemplados possam fazer a inscrição no Vestibular UEL com descontos de 30%, 50% e até 100% no valor da inscrição.
Formato do Vestibular
Com adaptações do novo formato, o Vestibular UEL 2026 será realizado em fase única, nos dias 26 e 27 de outubro.
A prova do primeiro dia passa a ter cinco horas de duração, com 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a prova de Redação. A partir de agora a redação terá uma única proposta, diferente de antes quando os candidatos eram desafiados a redigir diferentes gêneros textuais.
O segundo dia permanece com o conteúdo de Conhecimentos Específicos, com questões discursivas, que passará a ter três horas de duração. A prova será aplicada para os vestibulandos inscritos em cursos concorridos, considerando a média da relação candidato/vaga igual ou maior a 10 (sistema universal), nas últimas três edições do Vestibular. Conforme a Resolução CEPE nº 032/2025, nesta edição, 12 cursos terão provas no segundo dia.
Cronograma do Vestibular UEL 2026
Pedido de isenção e análise socioeconômica - 09 a 23 de junho
Inscrições (via Cops) - 1º de julho e 14 de agosto
Provas: 26 e 27 de outubro
Provas Habilidades Específicas: somente para os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Música - 14 de setembro
Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Redação: para todos os candidatos.
• 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática, Química e Sociologia, além da proposta única de redação - 26 de outubro
Prova de Conhecimentos Específicos: somente para os candidatos aos cursos de Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
• 9 questões discursivas, distribuídas entre três disciplinas, sendo duas indicadas pelos Colegiados dos Cursos e a terceira de Sociologia, comum a todos.
