O prefeito Nedson Micheleti esteve com o presidente da Eletrosul, Milton Mendes de Oliveira, nesta segunda-feira, em Florianópolis (SC). Na oportunidade, Nedson apresentou um projeto de recuperação da usina hidrelétrica do Parque Arthur Thomas, instalada nos anos 1930.
O projeto visa consertar os equipamentos e reativar a casa de máquinas. Nedson acredita que com a usina em atividade, a energia gerada poderá abastecer o próprio parque, além de resgatar um patrimônio histórico de Londrina. A recuperação da usina está orçada em R$ 400 mil - valor solicitado à Eletrosul para execução do projeto.
A primeira hidrelétrica de Londrina, a Usina Cambé, foi inaugurada em 8 de fevereiro de 1939 pela Empresa Elétrica de Londrina, subsidiária da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Esta desativada desde outubro de 1967. O Parque Arthur Thomas foi criado em 1975, com a doação de 60,25 hectares de área verde pela Companhia Melhoramentos, e ampliado em 1983 com a desapropriação de mais 25,22 hectares. Desde a abertura do parque ao público, a antiga usina é ponto de visitação.