Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Defensores apontam discriminação

Vereadora tenta impedir atletas trans de competir em Londrina

Guilherme Marconi/ Grupo Folha
21 set 2021 às 18:02

Compartilhar notícia

- Devanir Parra/Divulgação CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Após ser uma das principais vozes na Câmara Municipal de Londrina contra a criação do conselho para defender políticas públicas para a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), a vereadora Jessica Ramos Moreno, a Jessicão (PP), protocolou na segunda-feira (20) projeto de lei que pretende proibir a participação de atleta transexuais em equipes e times esportivos e em competições, eventos e disputas de modalidades esportivas no município de Londrina.


Defensores dos direitos trans dizem que excluir atletas trans é discriminatório e aumentará o preconceito contra as pessoas trans em geral. Já os críticos dizem que os atletas trans têm uma vantagem física injusta nas competições femininas.


Nas olímpiadas de Tóquio, a atleta neozelandesa Laurel Hubbard entrou para a história dos jogos ao se tornar a primeira esportista transgênero mulher a participar de uma disputa olímpica na modalidade levantamento de peso. 


Entenda

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Segundo a proposta, atletas profissionais ou amadores trans não poderão participar de eventos esportivos que tenham atividades ou realização vinculadas, direta ou indiretamente, à Prefeitura, "seja sob a forma de patrocínio ou subvenção direta ou indireta, apoios institucionais de quaisquer tipos, autorizações de realizações em equipamentos públicos municipais ou realização direta pelo Governo Municipal."


A vereadora justifica a obrigatoriedade da identificação do atleta por meio do sexo biológico de seu nascimento, feminino ou masculino, visa "promover a equidade física e psicológica nas competições, eventos e disputas de modalidades esportivas". Jessicão ainda pretende que a futura lei "proíba" a expedição de alvará de realização de evento para as competições e eventos esportivos que inscreverem pessoas trans. Ainda a projeto de lei pretende estipular multa de R$ 10 mil e revogar o alvará do evento esportivo que não cumprir a regra imposta e aceitar uma atleta ou um atleta trans. 

Leia mais:

Imagem de destaque
No Sesc Cadeião

Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta

Imagem de destaque
Vereadora eleita

Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA

Imagem de destaque
Deslocamentos curtos

Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina

Imagem de destaque
Nova frente fria

Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região


Leia mais na Folha de Londrina

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo