A população do Residencial Vista Bela (zona Norte) participará de mutirões organizados pela Secretaria Municipal de Saúde ainda durante o mês de abril, para a realização da campanha de vacinação contra a gripe e o acompanhamento das 1.100 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. A informação é da enfermeira Eliana Zaninelo Marussi, gerente das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região Norte, durante a reunião realizada na última segunda-feira (8/4) na Câmara de Vereadores, com a Comissão Especial que acompanha a discussão e implementação de propostas destinadas à solução dos problemas do residencial.
De acordo com a enfermeira, o acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família será realizado nos dias 17 e 18 e 23 e 24 deste mês, durante todo o dia; enquanto para o sábado, dia 20, na quadra do Centro Municipal de Educação Infantil, foi programado o mutirão de vacinação contra a gripe para idosos, gestantes, portadores de doença crônicas as crianças com idade com cinco anos ou mais. Já as crianças com idade inferior a cinco anos deverão ser vacinadas na UBS do Conjunto Chefe Newton em razão da falta de estrutura no local para imobilização do paciente em maca.
Diante desta e outras dificuldades, os vereadores que integram a Comissão decidiram buscar o apoio das construtoras do residencial no sentido de que as empresas disponibilizem o espaço físico da futura estrutura comercial do bairro, para o desenvolvimento das ações na área de saúde. Segundo a vereadora Sandra Graça (PP), presidenta da Comissão, durante a reunião foi descartada a utilização do ônibus da Saúde para ações itinerantes, uma vez que a unidade já tem compromissos agendados nos demais bairros e na zona rural do município.
Leia mais:
Londrina conquista certificado por eliminar transmissão vertical do HIV
Concerto da Osuel com obras de Mozart e Beethoven fecha a temporada 2024
Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de dezembro
Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana
Assim, caberá aos vereadores avaliar junto às instituições que possuem estrutura volante, como o ICL, HU e Unimed, a possibilidade do empréstimo do ônibus para utilização no Vista Bela. "Sem o ônibus e sem o espaço físico disponível fica impossível oferecer, por exemplo, exames preventivos no local para as mulheres que tem como única alternativa a UBS do Chefe Newton, localizada distante do bairro. Caso consigamos resolver esta questão, vamos colaborar bastante com as ações de saúde no Vista Bela", explicou Sandra Graça.
Paralelamente, os integrantes da Comissão Especial e de Defesa dos Direitos da Mulher, devem programar para o mês de maio, em parceria com o Grupo Poder Rosa, a realização de exames preventivos contra o câncer de mama. Também se pretende uma ação educativa dirigida à população feminina do Vista Bela, diante da alta taxa de natalidade. De acordo com a enfermeira Eliana Marussi, a Secretaria de Saúde diagnosticou a presença de 99 gestantes no residencial, sendo que 19 delas com idade inferior a 18 anos. "Em razão da alta taxa de fecundidade no Vista Bela – mais que o dobro da média paranaense – as ações educativas nesta área são sempre bem-vindas", disse Eliana.