02/12/20
PUBLICIDADE
Sabatina dos candidatos

Marcelo Belinati apresenta propostas em evento da ACIL

O penúltimo dia da série "Sua Excelência, o Eleitor" teve a participação do candidato a prefeito Marcelo Belinati (PP). Ele respondeu as perguntas e apresentou ideias durante o evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

Por que ser prefeito?

Nasci e estudei em Londrina, tudo o que tenho devo a Deus, à família e a Londrina e acredito no potencial dela. Fico triste de ver a cidade passando por essas dificuldades, é possível mudar. Tem que ter administração com foco. O que me move é essa mudança, fazer uma Londrina com muito mais qualidade de vida.


Industrialização
Vamos focar no desenvolvimento e crescimento econômico, montar um parque industrial com infraestrutura para atrair o empresário de outras cidades e incentivar os daqui a permanecer aqui. Ibiporã e Cambé receberam indústrias que saíram daqui. Temos que ter uma política de desenvolvimento para atrair e manter essas empresas, desburocratizar a prefeitura. Tem projeto parado aguardando aprovação e a cidade perde com isso. Desenvolvimento econômico será nosso foco.

Comércio e Serviços
Se a cidade vai bem, é bom pra todo mundo. Se a rua tem buraco, a calçada está quebrada, falta segurança, isso prejudica o empresário. Conversando com um empresário que disse que estava indo para Cambé, perguntei o que tinham oferecido a ele, e ele respondeu: respeito. O empresário precisa de respeito, e o primeiro passo para atender às demandas é cuidar da cidade.

Codel e IPPUL
Estão desestruturados e Londrina tem que pensar no planejamento, em tudo na vida é preciso planejamento. O IPPUL tem poucos funcionários, estive conversando com um técnico do planejamento e ele me disse que não faltam recursos, o que faltam são projetos. Vamos criar um setor exclusivo para projetos. O PAC da mobilidade, por exemplo, tem R$ 7 bilhões de recursos disponibilizados e não vai gastar tudo porque não tem projeto para capitanear esses recursos. Vamos fortalecer o IPPUL e a Codel. Precisamos vender Londrina, mostrar seu potencial para atrair novos investimentos e para isso precisamos trabalhar com quem entende do setor. Vamos fazer essa cidade voltar a crescer e vamos precisar da parceria da ACIL. Londrina está no centro de 70% do PIB do Brasil e temos condições de atrair novos investimentos.

Guarda Municipal
Sou fã da Guarda Municipal e vamos valorizá-la, dando condições adequadas de trabalho. Defendo a guarda armada, cidades acima de 500 mil habitantes podem ter guarda armada, é claro que isso depois de rigoroso treinamento. A guarda vai trabalhar em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, uma ajudando a outra. Tem que ter planejamento, tem que ter estudo de segurança, vamos trazer de volta os módulos policiais em parceria com o governo do estado para levar a segurança junto dos moradores. Segurança não é só repressão, tem que trabalhar a prevenção, o lado social, o combate às drogas que é um drama familiar e de toda a sociedade. 90% dos crimes em Londrina estão relacionados com as drogas.

Centro de Convenções
Londrina perde eventos não só pela falta do centro de convenções mas pela burocracia. No ano passado foram 3 mil eventos e só 247 foram registrados pela dificuldade de se fazer isso, tem que desburocratizar, facilitar para que as pessoas queiram trazer eventos para Londrina e que façam isso com tranquilidade. Precisamos fazer um estudo de viabilidade econômica e não penso que a administração do centro de convenções tenha que ser feita pela prefeitura, mas o prefeito tem que capitanear o processo. Londrina não tem praia, não tem Cataratas do Iguaçu, temos que fazer do Centro de Convenções nossa praia e nossas Cataratas.

Saúde
Londrina já foi modelo de saúde pública para o Brasil com descentralização da saúde com os postos de saúde perto das pessoas. A grande solução é dar atenção à saúde básica, se tiver posto de saúde com médicos e remédio, desafoga o sistema. Para isso tem que ter salário de mercado, não adianta querer pagar menos, os profissionais precisam se interessar em vir para o sistema público. Por que os postos 16, 24 horas e hospitais ficam lotados? O cidadão vai no posto e não tem médico, ou não tem remédio, aí ele vai buscar socorro nos postos 16 e 24 horas, nos hospitais e é isso que o noticiário informa, filas intermináveis.

Cargos Comissionados, Lei de Acesso, secretarias
Assinamos o compromisso com o o Observatório de Gestão e nos comprometemos a cumpri-lo na íntegra. Mas não adianta assumir só, o mais importante é o princípio e caráter do governante. Vamos administrar de forma séria e transparente. Londrina é uma cidade tão forte que está crescendo apesar dos políticos. Os cargos em comissão são necessários para dar o norte da administração. Quanto ao número de secretarias, não adianta falar em reforma, é claro que todo candidato almeja uma prefeitura mais enxuta porque sobram recursos para investir em outras áreas, mas precisamos ganhar a eleição, fazer um estudo técnico para daí pensar nisso. Não dá para diminuir a eficiência do serviço público.

Educação
O resultado do Ideb era previsível. Em 2009 a nota foi de 5.7 e para 2021 se almeja 6.7 e é possível fazer. O Plano de Ação Articulado é o planejamento da educação que é enviado ao Ministério para enviar recursos. Londrina não fez esse planejamento e por isso está perdendo milhões. Queremos implantar a escola em tempo integral de forma gradativa. Temos que dar atenção especial à capacitação profissional de nossos jovens. Isso não gera custo para a prefeitura porque a estrutura é feita com recursos federal e a administração é do governo do estado. Tem que ter vontade política. Faltam vagas nas creches, a prefeitura tem que dar atenção especial, construir CEIs e dar apoio às filantrópicas. Vamos fazer supercreches. Educação não é despesa, é investimento no hoje e no amanhã.

Nesta quarta-feira (29), o candidato Barbosa Neto (PDT) encerra a série de sabatinas promovidas pela ACIL. O evento começa às 8h30 no auditório da associação.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Suspeitos fugiram

PRF e PM trocam tiros com quadrilha de assalto a bancos

01 DEZ 2020 às 19h12
Zona oeste

Feto é abandonado em lixeira da UPA Jardim do Sol

01 DEZ 2020 às 18h51
Balanço

Patrulha Maria da Penha registra 51 atendimentos em novembro

01 DEZ 2020 às 17h13
Eleição presidencial

Para Ciro, aliança entre centros é necessária para derrotar Bolsonaro em 2022

01 DEZ 2020 às 16h18
Londrina, Maringá e Foz

Ceasa promove licitações para obras de reforma em unidades do PR

01 DEZ 2020 às 14h50
Pela madrugada

Governo vai baixar toque de recolher em todo o Paraná para conter coronavírus

01 DEZ 2020 às 14h48
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados