Áreas de instabilidade afastam-se de Londrina lentamente e ainda apresentam potencial para influenciar a ocorrência de pancadas de chuva nesta quinta-feira (16), observa a agrometeorologista Angela Costa.
Mínimas registradas pela estação meteorológica do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) foram de 22ºC. O solstício de verão só ocorre na próxima terça-feira (21), mas máximas de 30ºC, previstas para esta tarde, já oferecem uma prévia da estação mais quente do ano.
A frente fria deixou como herança a alta umidade relativa do ar, que esteve acima dos 60% nesta quarta (15), porcentagem ideal para a saúde humana, segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Leia mais:
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Jornada da Agroecologia reúne 7 mil pessoas e reafirma luta por justiça ambiental
A junção das altas temperaturas com a atmosfera úmida é o motivo da sensação de abafamento sentida logo pela manhã, explica Costa.
Termômetros devem indicar 22ºC ao amanhecer e marcos podem ultrapassar os 30ºC nesta sexta-feira (17), quando há pouca possibilidade de chover. Se vierem, as pancadas devem ser isoladas.
*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg