Pesquisar

Canais

Serviços

Gustavo Carneiro/Grupo FOLHA
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Previsão para estação

Ondas de calor e tempestades podem marcar primavera em Londrina

Gustavo Batista - Estagiário*
21 set 2021 às 10:06
Continua depois da publicidade

A primavera chega no hemisfério sul às 16h21 desta quarta-feira (22) e não deve ser lembrada apenas pelas flores. Conhecida como estação de transição entre inverno e verão, ela será uma prévia das altas temperaturas que estão por vir. Londrina enfrentará ondas de calor durante este período, prevê a agrometeorologista Angela Costa.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A estiagem prolongada que o norte paranaense enfrenta desde 2019 continua sendo uma constante. A pesquisadora explica que as chuvas podem permanecer abaixo da média histórica nos meses primaveris.

Continua depois da publicidade


Além disso, a má distribuição pulviométrica também segue prevista. As pancadas volumosas chegam em apenas um período e o restante do mês permanece seco.


Na estação mais florida do ano, ocorrem tempestades, chuva de granizo e ventos intensos. São fenômenos que, como relata Costa, não são previstos com grande antecedência.

Continua depois da publicidade


Prejuízo no campo


Setores variados compartilham da preocupação pela escassez de chuva. Angela Costa, que analisa as condições climáticas para a agricultura, observa que uma cadeia no campo é afetada. 


Além das lavouras, a pastagem, principal alimento do gado, sofre com a seca e tira o sono de produtores de carne vermelha.


Previsão do tempo


O inverno nem acabou e o dia mais quente de 2021, até o momento, já foi registrado na segunda-feira (20). O clima abafado segue nesta terça (21). Veja a previsão do tempo.


*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.

Continue lendo