Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mercado global

40% dos trabalhadores do mundo são mulheres

Redação Bonde
06 mar 2008 às 23:35

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em todo o mundo, há quase 67 mulheres economicamente ativas para cada cem homens na mesma situação. De todas as pessoas empregadas, 40% são mulheres, e essa realidade não se altera há dez anos.

Apesar disso, têm se registrado avanços no número de mulheres que têm acesso a empregos dignos. Esses dados são do relatório "Tendências Mundiais do Emprego das Mulheres", divulgado nesta quinta (6) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em números absolutos, é igual a quantidade de mulheres e homens com idade para trabalhar (maiores de 15 anos na maioria dos países): 2,4 bilhões em cada grupo, de acordo com dados de 2007. Mas, desse total, só 1,2 bilhão de mulheres têm emprego (na economia formal e na informal), enquanto 1,8 bilhão de homens está trabalhando.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local


Ou seja, a proporção de mulheres em idade de trabalhar que têm emprego é de 49,1%. Para os homens, essa relação é de 74,3%.

Publicidade


Números anteriores


Em relação a 1997, os números caíram levemente, mas a queda for maior no caso masculino: o índice era de 49,5% para as mulheres e 75,7% para os homens.


Perfil

A publicação da OIT diz, que nos países industrializados, pode-se atribuir a falta de postos ocupados por trabalhadoras à escolha de algumas mulheres em cuidar apenas do lar. Mas, nas regiões menos desenvolvidas no mundo, segundo o relatório, "permanecer à margem da força de trabalho não é uma escolha da maioria das mulheres, mas sim uma situação forçada".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo