Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para prefeitos

Abrinq premia 842 cidades com Selo Amigo da Criança

Redação Bonde
16 jan 2007 às 18:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ter plano de atenção à criança e ao adolescente, comitê de mortalidade infantil, plano municipal de educação e centro de referência de assistência social. Esses são alguns dos pré-requisitos para que um município possa receber o Selo Prefeito Amigo da Criança, criado pela Fundação Abrinq. A organização sem fins lucrativos com sede São Paulo anunciou nesta terça-feira (16) os ganhadores da edição 2005-2006.

Dos cerca de 2,2 mil municípios que assinaram o termo de compromisso com a fundação para priorizar a criança e o adolescente em seus governos, 842 receberam o selo. Eles responderam ao questionário Mapa da Criança e do Adolescente onde estão questões como as colocadas acima referentes a temas como educação, violência, garantia de direitos, orçamento criança e outros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quase metade das cidades que receberam o Selo, 45%, estão na região Sudeste. O Centro-Oeste, com 5%, e o Norte, com 4%, ficaram no final da lista. Das cidades que concorriam ao selo, 67 foram desclassificadas por não terem instituído o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma das exigências do Programa Prefeito Amigo da Criança.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apelo pela paz

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino

Imagem de destaque
Saiba mais

Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil

Imagem de destaque
Impostos

Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial

Imagem de destaque
Entenda

Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país


"Esses fundos são geridos pelos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que definem as prioridades, deliberam sobre os projetos que são considerados os mais importantes para aquele município e acompanham a aplicação desses recursos", explica o assessor da superintendência de Fundação Abrinq, Fernando Teixeira Mendes.


Como os prefeitos ainda estão na metade do mandato (2004-2008), o Selo Prefeito Amigo da Criança ainda não reconhece os resultados obtidos na área da infância e adolescência, mas sim os esforços no sentido de implementar políticas para a população infanto-juvenil.

Ao final os prefeitos podem ser premiados por resultados como os que já ocorreram em edições anteriores. Um exemplo citado por Fernando Teixeira Mendes é o de Timon, no Maranhão. Lá as crianças de 4 a 6 anos não freqüentavam a escola. Na gestão do prefeito que assumiu o compromisso de priorizar a criança e adolescente ocorreu o ingresso de 8 mil crianças nas creches e no ensino fundamental o número de alunos atendidos saltou de 18 mil para 23 mil. (ABr)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo