A vereadora Ana Maria de Almeida Freitas, do município de Aliança, a 80 quilômetros de Recife, está em liberdade desde a última quinta-feira à noite. Ela foi presa na quarta-feira (03), por agentes da polícia federal, sob acusação de tráfico internacional de crianças.
O alvará de soltura, concedido por habeas corpus para que ela possa responder ao processo em liberdade, foi expedido pelo desembargador federal Rogério Fialho Moreira. Ele justificou que Ana Maria pode recorrer da decisão condenatória fora do cárcere por ter residência fixa, ser ré primária e apresentar bons antecedentes.
Ao sair da colônia penal do Bom Pastor, a vereadora reafirmou sua inocência, alegando ser vítima de calúnia por parte de adversários políticos. Disse que pretende reassumir seu cargo na Câmara de Vereadores de Aliança o mais rápido possível.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Ana Maria foi condenada a cinco anos de prisão em processo instaurado em 1995, por proposta do Ministério Público Federal, sob acusação de aliciamento de mulheres grávidas pobres a doarem seus filhos, para adoção de casais entrangeiros, que chegavam a pagar até US$ 7,5 mil por cada criança.