Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comportamento

Amizade entre mulheres dura mais, diz estudo

Redação Bonde
09 mar 2007 às 19:18

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mulheres costumam formar amizades mais profundas e duradouras, de acordo com um estudo da Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, publicado nesta semana.

O estudo analisou os dados de dez mil pessoas que participaram do British Household Panel Survey, um censo residencial que analisa mudanças sociais e econômicas de indivíduos na Grã-Bretanha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pesquisa foi baseada em informações colhidas entre 1992 e 2002, as mulheres tendem a manter os mesmos amigos ao longo da vida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local


Já os homens costumam basear as amizades no ato de beber socialmente e pensam mais nos benefícios que podem tirar de seus relacionamentos.

Publicidade


Diferenças - Segundo o coordenador da pesquisa, Gindo Tampubolon, os dados sobre a amizade feminina são duplamente significativos, pois as pessoas tendem a socializar com o mesmo sexo.


O estudo revelou que apenas 25% das pessoas têm melhores amigos do sexo oposto. "A amizade entre mulheres parece ser fundamentalmente diferente da amizade entre homens. É muito mais profunda e mais moral: é sobre a relação em si em vez de ser sobre o que você pode tirar da relação", disse.


Segundo o estudo, mulheres tendem a manter as amizades, apesar de mudanças geográficas ou sociais. A pesquisa mostrou também que a classe média geralmente tem amigos de diferentes condições sociais, enquanto a classe trabalhadora costuma se relacionar com pessoas do mesmo círculo.

"As descobertas refletem nossa visão de que a amizade não é uma escolha. Nós temos contato com amigos, família, vizinhos e colegas de trabalho, que conseguimos ou não transformar em amizades", disse Tampubolon.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo