Uma tentativa de fraude virtual envolvendo o nome do Banco Central (BC) está sendo divulgada pela internet. Um e-mail entitulado ''Informe Banco Central do Brasil'' foi enviado na madrugada de sábado, dia 8, para várias pessoas, inclusive funcionários da instituição, pedindo que correntistas dos bancos do Brasil, Itaú, Caixa Econômica e Real façam um recadastramento junto às respectivas instituições.
No texto, uma pessoa identificada como Augusto de Lima Simões, e que se diz gerente operacional do BC, afirma que foi criado um novo sistema anti-fraude mais seguro, sigiloso e eficiente e pede que os clientes acessem o link fornecido no próprio e-mail e forneçam seus dados bancários, como de costume.
Os endereços eletrônicos apresentados são exatamente os mesmo das instituições financeiras, o problema é que ao clicar no acesso fornecido no e-mail, a pessoa estará se conectando a uma página provavelmente criada pelos fraudadores para conseguir os dados pessoais dos clientes e movimentar as suas respectivas contas.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Leia mais informações na edição desta terça da Folha de Londrina