Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Economia

Bélgica pede para população comer mais batata frita

ANSA
30 abr 2020 às 09:02
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O risco de desabastecimento em meio a pandemia do novo coronavírus ganhou um capítulo inusitado na Bélgica na última semana. A Belgapom, asssociação da indústria produtora de batatas, sugere que os belgas aumentem o consumo de batatas fritas durante a quarentena para tentar evitar o desperdício do alimento.

A iniciativa anunciada pelo secretário da associação, Romain Cools, em uma publicação no Twitter. "É um pedido incomum, porque o setor de batatas na Europa nunca precisou pedir tanta ajuda até então", escreveu. "Mas a pandemia está afetando o mercado global e o que antes era uma vantagem para nossa indústria, agora virou uma desvantagem", acrescentou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O apelo foi feito tendo em vista que o setor de produção de batatas pode ter um prejuízo de 125 milhões de euros diante da redução do comércio do tubérculo. A estimativa, segundo as associações, é que quase 750 mil toneladas de batatas podem ser destruídas caso não sejam consumidas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Cientistas da Itália descobrem vulcões submarinos na Antártida

Imagem de destaque
Veja alguns casos

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Mike Bites

Mike Tyson projeta lançamento de balas em formato de orelha mordida na Times Square

Imagem de destaque
Aniversário

Anitta dá festão em Miami, proíbe celulares e promove encontro de Neymar e Marquezine


A Bélgica é um dos maiores produtores europeus de batata e é famosa por suas batatas fritas. No entanto, de acordo com Cools, a demanda por batatas congeladas diminuiu 75% devido às restrições relacionadas ao coronavírus. A queda deve-se principalmente à redução das exportações.


O cancelamento de festivais e grandes eventos públicos, bem como o fechamento de restaurantes e redes de fast food, estão entre as principais causas da menor demanda internacional. Os 25% restantes da produção, que consiste em batatas frescas e lanches embalados, estão dando um resultado melhor, pois depende do consumo doméstico.

Desta forma, Cools pediu ao Ministério da Agricultura que endosse a campanha a favor do aumento do consumo para salvar o mercado interno, principalmente porque os armazéns refrigerados dos produtores estão atingindo a capacidade máxima de batatas congeladas. "Também pedimos aos produtores para não plantar a quantidade normal de batata para a próxima temporada", concluiu Cools.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade