O bispo Anglicano e Prêmio Nobel da Paz Desmond Mpilo Tutu foi homenageado em Curitiba, nesta sexta-feira (28), com o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A homenagem é um reconhecimento à sua luta incessante contra a pobreza, o preconceito e o racismo.
Em seu discurso, o reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto Juliatto destacou a incansável luta de Desmond MpiloTutu pela campanha pelo fim do apartheid e pela promoção da reconciliação e democracia na África do Sul. "Para todos nós, Tutu deixa uma mensagem: nós vivemos em um mundo em que a verdade e a liberdade sempre prevalecem", disse. O título concedido pela PUCPR ressalta o papel de Tutu como um peregrino global para propagar valores espirituais, os direitos humanos, a não violência e a tolerância, assim como sua luta incessante contra a pobreza, o preconceito e o racismo entre todos os povos da Terra.
Desmond Mpilo Tutu falou sobre sua trajetória de luta. A cerimônia aconteceu na manhã de sexta, no teatro da Universidade, com a presença do vice-governador do Paraná, Flávio Arns, do Arcebispo Emérito de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e do o presidente da Associação Paranaense de Cultura (APC), Dario Bortolini.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Honoris Causa - O título de Doutor Honoris Causa constitui a mais alta dignidade acadêmica que a Instituição pode outorgar a personalidades nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído, de modo eminente, para o progresso das ciências, cultura e educação. O título dignifica tanto a pessoa que recebe, por enriquecer o seu currículo e ter a sua atuação reconhecida por uma Universidade, quanto a instituição que o concede, por ser promovida em favor de causa nobre.