Um blecaute atingiu nesta quinta-feira grandes cidades do norte dos Estados Unidos e o Canadá. As primeiras informações citam uma possível sobrecarga numa das regiões dos EUA e mesmo a explosão em uma usina.
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, declarou que "não há evidência" de que seja um atentado terrorista e que o motivo do apagão seria por causas naturais.
A interrupção no fornecimento de energia atingiu a área metropolitana de Nova York e Detroit, nos EUA, além das cidades canadenses de Toronto e Ottawa. Milhares de pessoas estariam presas em metrôs. Sinais de trânsito deixaram de funcionar levando caos ao trânsito em toda Nova York e em outras cidades atingidas. Milhares de pessoas caminham a pé pelas ruas.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Uma autoridade do Escritório de Situações de Emergência de Nova York disse que ainda não é possível saber a extensão real do blecaute.
Em Nova York, onde até o prédio da ONU foi afetado, muitas pessoas ficaram presas em elevadores e ativaram alarmes, levando à mobilização de uma grande quantidade de bombeiros.
A polícia nova-iorquina informou que o corte de energia causou a paralisação de muitos meios de transporte.
"Neste momento, a interrupção de energia está afetando todas nossas operações. Nós não temos ônibus, trens e metrôs funcionando. Os aeroportos têm seus perímetros seguros e eu não posso informar neste momento se os vôos estão chegando e partindo", informou um porta-voz da polícia.
Informações Folha Online