Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prevenção e combate

Brasil realiza neste sábado o Dia D de combate a dengue

Redação Folha de Londrina
19 nov 2005 às 16:43

Compartilhar notícia

A última epidemia da doença no Brasil ocorreu em 2002, quando houve quase 800 mil casos. De lá pra cá o número foi reduzido 79% - Agência Brasil/José Cruz
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde o começo do ano foram registrados 913 casos de dengue no Paraná. Apesar de ser uma das menores taxas de incidência da doença no Brasil, que teve 158,8 mil casos notificados até agosto, o número é preocupante. A quantidade de diagnósticos feitos este ano já é quase nove vezes maior do que em 2004, quando foram notificados 105 casos da doença em todo o Estado. Os números são um motivo a mais para que os municípios paranaenses participem, hoje, do Dia D Contra a Dengue.

Com o slogan ''Faça a sua parte para um Brasil sem dengue'', o objetivo do Dia D é mobilizar a sociedade na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Com isso, o Ministério da Saúde espera evitar uma epidemia semelhante à de 2002, quando houve quase 800 mil casos em todo o País, e manter os níveis de redução da doença: de 79% entre 2002 e 2005, caindo de 758.336 para 158.800 casos este ano. No Paraná, o recorde aconteceu em 2003, com quase 10 mil casos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dados da Secretaria de Estado de Saúde indicam que o vírus causador da doença foi encontrado em 24 municípios no Estado, sendo que em 51 foram confirmados casos da doença. Foz do Iguaçu foi o município com maior número de casos, 386. Em seguida ficou Sarandi, com 123, Paranavaí com 119 notificações e, em quarto lugar, Maringá, com 104 casos. Nos últimos 15 anos, as regiões Norte, Oeste e Noroeste registraram o maior número de dengue.

Leia mais:

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Selton Mello e Fernanda Torres estrelam novo filme de Walter Salles
Citado

'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana

Imagem de destaque
Apelo pela paz

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino

Imagem de destaque
Saiba mais

Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil


O diretor de Vigilância em Saúde e Pesquisa da Secretaria, Luiz Armando Erthal, explica que o aumento de casos este ano tem duas causas. ''O período de seca no início do ano fez com que a população estocasse muita água. A transição política, com a troca de prefeitos, também desmobilizou as equipes de saúde, que tiveram que se readequar às mudanças em seus municípios'', diz.

Publicidade


A tendência de aumento nos casos foi detectada em quase todo País. Segundo o Ministério da Saúde, comparando os números entre janeiro e julho deste ano com 2004, nota-se um aumento de 70,7% nas notificações em 2005. Apenas sete Estados apresentaram redução no total de casos notificados em relação a 2004. Até hoje foram confirmados, em todo o país, 247 casos de febre hemorrágica da dengue com 25 óbitos.


A chegada do calor juntamente com as chuvas características dessa época são fatores que contribuem para a proliferação do mosquito da dengue. ''O foco do trabalho é a eliminação do mosquito transmissor da doença. Por isso, é importante que a população atue junto com o serviço público, tomando atitudes que evitem o surgimento de criadouros do mosquito'', diz a coordenadora do programa de combate à dengue da Secretaria de Saúde de Curitiba, Márcia Saad.

Este ano, foram confirmados na capital oito casos de dengue, todos importados, ou seja, as pessoas contraíram a doença em outras regiões do país


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo