Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Intervenção

Bush promete defender Colômbia em crise na AL

Redação Bonde
04 mar 2008 às 18:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, manifestou nesta terça-feira (4) total apoio à ação do governo colombiano contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Bush falou por telefone com o presidente colombiano Alvaro Uribe, de acordo com nota oficial divulgada pela Casa Branca.

De acordo com Bush, o presidente colombiano disse que uma das demonstrações mais importantes do apoio dos Estados Unidos seria a aprovação de um acordo de livre comércio entre os dois países. O Tratado do Livre Comércio (TLC), já foi aprovado por Bogotá e Washington, desde novembro de 2006, mas ainda depende da ratificação do congresso norte-americano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na avaliação de Bush, o acordo "mostrará ao povo colombiano que a democracia e a liberdade empresarial conduzem a uma vida melhor e [irá] ajudar o presidente Uribe a conter a visão radical daqueles que estão tentando minar a democracia e criar divisões" no continente americano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local


No comunicado, Bush pede ao Congresso norte-americano que aprove o acordo, que segundo ele, "é mais que uma questão de economia, é um problema de segurança nacional". Uma falha na negociação, segundo Bush, iria "prejudicar a credibilidade norte-americana" e "encorajar os demagogos" no continente.


Na segunda-feira (3), o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se manifestou contra a intervenção dos Estados Unidos para resolver o conflito entre o Equador e a Colômbia, porque a solução deve ser encontrada pelas nações da América Latina.

As informações são da Agência Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo