O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assinou nesta quinta-feira (26) uma lei aprovando a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. O custo total do projeto está avaliado em US$ 6 bilhões (R$ 12,9 bilhões), e o muro deverá ter aproximadamente 1,1 mil km.
A barreira visa conter o forte fluxo de imigrantes ilegais que entram anualmente nos Estados Unidos, a partir do México. O governo americano argumenta também que a cerca ajudará a bloquear uma das principais rotas de cartéis de drogas mexicanos e impedir a entrada de terroristas em solo americano.
Segundo a BBC Brasil. durante a cerimônia de assinatura da lei, Bush afirmou que "infelizmente os Estados Unidos há décadas não têm pleno controle de suas fronteiras e, por isso, a imigração ilegal está aumentando". Para ele, o projeto de construção da barreira é "um passo importante nos esforços de nossa nação em assegurar a segurança em nossas fronteiras".
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Por outro lado, o governo do México vem criticando a construção da barreira. O presidente mexicano, Vicente Fox, comparou-a ao Muro de Berlim.