Uma menina polonesa de 3 anos que desapareceu de casa na sexta-feira foi provavelmente salva ao passar a noite abraçada ao cachorro de estimação da família em temperaturas abaixo de zero, segundo membros do Corpo de Bombeiros que a encontraram.
A menina, chamada Julia, foi encontrada na manhã do sábado ao lado do cachorro Czarek em um pântano a vários quilômetros de sua casa, no vilarejo de Pierzwin.
Ela foi levada a um hospital, onde se recupera dos efeitos da exposição ao frio de -5 graus. Segundo o bombeiro Grzegorz Szymanski, o calor do cão foi suficiente para manter a menina viva e foi o fator primordial para a sua sobrevivência. "O animal ficou ao lado da menina a noite toda, não saiu do de perto. Observe que fazia 5 graus abaixo de zero e a criança estava molhada", observou.
Leia mais:
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Buscas
As buscas por Julia mobilizaram mais de 200 pessoas durante a madrugada de sábado. Acredita-se que ela tenha passado horas vagando pela floresta próxima à sua casa. Os pais da menina disseram que a haviam deixado brincando com o vira-lata preto no jardim de casa, quando ela desapareceu.
Os bombeiros a localizaram após a ouvirem chorando e chamando a mãe.
Segundo a família da menina, ela e o cão sempre foram inseparáveis. "Ela estava com o cachorro o tempo todo. Não ia a lugar nenhum sem ele", afirmou a avó de Julia, Danuta Balak. "Quando eu estava cuidando dela, na minha casa, ela dizia: 'Vovó, chama o Czarek para entrar em casa'. E me pedia para cortar pão para que ela pudesse dar a ele", contou.